Políticas públicas urbanas: formação de lideranças comunitárias para os conselhos municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p87

Resumo

O curso de capacitação para lideranças comunitárias “Conselhos municipais de políticas urbanas” teve a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento de lideranças de associações comunitárias, sindicais, de organizações não-governamentais (ONGs) e de estudantes universitários, visando o seu bom desempenho em conselhos de políticas públicas urbanas. Por meio da metodologia de Educação popular procurou-se capacitar os participantes para a gestão democrática das cidades, de modo a desenvolver competências no que se refere à formulação, acompanhamento e fiscalização quanto às temáticas de planejamento urbano, plano diretor, habitação, saneamento e mobilidade urbana e seu tratamento interesetorial. A incorporação dos temas levou os participantes a refletir sobre sua contribuição na transformação da realidade socioespacial de suas comunidades, percebendo a relação intersetorial das políticas urbanas e levando-as a serem propositores de uma agenda urbana para o município.  

Biografia do Autor

Alexandre Mauricio Matiello, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS.

Monica Hass, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Teoria e Pesquisa Histórica no Brasil República pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul.  

Referências

DELIZOICOV, D. Práticas freirianas e o ensino de ciências. In: MATTOS, Cauê (org.). Conhecimento científico e vida cotidiana. São Paulo: Terceira/Margem/Estação Ciência, 2003.

GOHN, M. G. M. O Papel dos Conselhos Gestores na Gestão Urbana. In: TORRES, A. C.; RIBEIRO, E. T.(Org.). Repensando a Experiência Urbana na América Latina: questões, conceitos e valores. Buenos Aires: CLACSO, 2000.

GOHN, M. da G. Os conselhos municipais e a gestão urbana. In: SANTOS JUNIOR, O. A. dos, RIBEIRO, L. C. de Q., e AZEVEDO, S. de. Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro: Renan, Fase, 2004.

HASS, M.; PADILHA, A. G.; BORTOLETTI, E. Concepções sobre o desenvolvimento urbano das cidades de Chapecó (SC) e Erechim (RS): os Conselhos de Planejamento Urbano e o Desenvolvimento Sustentável das Cidades de Chapecó (SC) e de Erechim (RS). Relatório de Pesquisa – Edital 002/PROPEPG/UFFS. 2012.

KLEBA, M. E. et al. O papel dos conselhos gestores de políticas públicas: um debate a partir das práticas em Conselhos Municipais de Chapecó (SC). Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, Mai. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000300022&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 Dez. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300022.

MARICATO, E.. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias: planejamento urbano no Brasil. ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 121-192.

MATIELLO, A. M. Construção da urbanidade e o (re)desenho da cidade: possibilidades e limites do planejamento urbano a partir do Estatuto da Cidade. In: Anais do VII Encontro Nacional da ANPEGE, 2007, Niterói. VII Encontro Nacional da ANPEGE: Espacialidades Contemporâneas: O Brasil, a América Latina e o Mundo, 2007.

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Porto Alegre: Gráfica UFRGS. 2013.

SANTOS JUNIOR, O. A. Cidade, cidadania e planejamento urbano: desafios na perspectiva da reforma urbana. In: FELDMAN, S.; FERNANDES, A. (orgs.). O urbano e o regional no Brasil contemporâneo: mutações, tensões, desafios. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 293-314.

TREVISOL, J.; CORDEIRO, M. H.; HASS, M.(Org). Construindo agendas e definindo rumos: I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS. Chapecó: UFFS, 2011.

Downloads

Publicado

2018-04-23