A prática extensionista em uma universidade pública federal

Autores

  • Eliane Fernandes Pietrovski Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-2839-4561
  • Márcia de Souza Bronzeri Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • João Carlos da Cunha Universidade Positivo
  • Dálcio Roberto dos Reis Universidade Positivo
  • Laíze Márcia Porto Alegre Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n29p2

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Ensino-Pesquisa-Extensão, Universidade-Sociedade

Resumo

A universidade tem importante papel na sociedade, tanto pela formação profissional quanto pessoal dos indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais consciente, reflexiva, com maior potencial para promover as mudanças necessárias ao processo evolutivo. Para isso, tem no ensino, pesquisa e extensão, a base para disseminar o conhecimento integrando as diversas formas de percepção e análise, internalizando o saber e estimulando a investigação. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise da experiência do programa de extensão em uma universidade pública federal. A pesquisa é exploratória e descritiva, as fontes de coletas de dados são primárias e secundárias. A coleta de dados foi realizada no período de maio a junho de 2015. O procedimento de análise é qualitativo e quantitativo. Os principais resultados destacam que ações de extensão associam o saber teórico e prático, no processo interdisciplinar da universidade voltada para a sociedade.

 

Biografia do Autor

Eliane Fernandes Pietrovski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Doutoranda Universidade Positivo - UP, no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA, Curitiba - PR - Brasil

Márcia de Souza Bronzeri, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) da Universidade Positivo (UP). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Administração pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio. Assistente de Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). 

João Carlos da Cunha, Universidade Positivo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) da Universidade Positivo (UP). 

Dálcio Roberto dos Reis, Universidade Positivo

Doutor em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, Portugal e Pós-doutorado em Planejamento Estratégico de Tecnologia. Engenheiro. Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) da Universidade Positivo (UP). Professor Titular aposentado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Laíze Márcia Porto Alegre, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professora colaboradora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2018-08-24