O papel da extensão na qualificação dos espaços de acolhimento estudantil indígena na UFSC

Autores

  • Ricardo Socas Wiese Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nauíra Zanardo Zanin Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n29p34

Palavras-chave:

Moradia Estudantil, Alojamento Indígena, Cultura Indígena, Extensão Universitária

Resumo

O artigo apresenta a experiência de uma atividade extensionista que teve como objetivo principal propor soluções arquitetônicas para a qualificação dos espaços de alojamento dos estudantes e famílias indígenas da UFSC, considerando aspectos construtivos, mas também culturais. Este projeto procurou aproximar o curso de Arquitetura e Urbanismo de discussões acerca da temática indígena, buscando conhecer a diversidade cultural dos povos originários do sul do país e promover reflexões acerca do papel social da Arquitetura na construção de espaços para o acolhimento e a valorização da cultura e dos povos indígenas brasileiros na contemporaneidade. O artigo também destaca o potencial pedagógico da extensão universitária contribuindo de forma significativa aos processos de ensino e aprendizagem promovendo o debate e a interação com o meio social.  

Biografia do Autor

Ricardo Socas Wiese, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nauíra Zanardo Zanin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Referências

AMARAL, M. N. C. P. Dewey: Filosofia e Experiência Democrática, São Paulo: Perspectiva, 2007. 136 pg.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

______. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa. 36 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.

SÍVERES, Luiz. Perspectivas de Aprendizagem na Extensão Universitária In: SÍVERES, Luiz (Org.). Processos de Aprendizagem na Extensão Universitária. Goiânia: Editora PUC, 2012.

BRANDAO, L. F. L. M.; WIESE, R. S. Extensão universitária em comunidades associativas: potencialidades pedagógicas dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, o caso de Pontão-RS.. In: XVII ENAMPUR - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2017, São Paulo. Anais do ENAMPUR, 2017.

WIESE, Ricardo Socas; PEREIRA, N. B. ; YAMAUCHI, V. . A prática projetual como laboratório de ensino, pesquisa e extensão e sua contribuição para a qualidade no ensino de arquitetura e urbanismo da UFFS. Cadernos ABEA, v. 40, p. 1-755, 2015.

WIESE, Ricardo Socas; ZIN, J. P. ; SILVA, E. B. V. ; ZIMERMANN, K. G. . Moradia Estudantil: Território da Coletividade.. In: XVII ENAMPUR - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2017, São Paulo. Anais do ENAMPUR, 2017.

WIESE, Ricardo Socas; ZIN, J. P. ; SILVA, E. B. V. . A POTENCIALIDADE DA MORADIA ESTUDANTIL COMO ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO COM A CIDADE. In: 4º CIHEL Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, 2017, Porto e Covilhã - Portugal. Anais do Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, 2017.

Downloads

Publicado

2018-08-24