El papel de la extensión en la calificación de los espacios de acogida estudiantil indígena en la UFSC
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n29p34Resumen
El artículo presenta la experiencia de una actividad extensionista que tuvo como objetivo principal proponer soluciones arquitectónicas para la calificación de los espacios de alojamiento de los estudiantes y familias indígenas de la UFSC, considerando aspectos constructivos pero también culturales. Este proyecto buscó aproximar el curso de Arquitectura y Urbanismo de discusiones acerca de la temática indígena, buscando conocer la diversidad de la cultura de los pueblos originarios del sur del país y promover reflexiones acerca del papel social de la Arquitectura en la construcción de espacios para la acogida y valorización de la cultura y de los pueblos indígenas brasileños en la contemporaneidad. El artículo también destaca el potencial pedagógico de la extensión universitaria contribuyendo de forma significativa a los procesos de enseñanza y aprendizaje promoviendo el debate e interacción con el medio social.
Citas
AMARAL, M. N. C. P. Dewey: Filosofia e Experiência Democrática, São Paulo: Perspectiva, 2007. 136 pg.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
______. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa. 36 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.
SÍVERES, Luiz. Perspectivas de Aprendizagem na Extensão Universitária In: SÍVERES, Luiz (Org.). Processos de Aprendizagem na Extensão Universitária. Goiânia: Editora PUC, 2012.
BRANDAO, L. F. L. M.; WIESE, R. S. Extensão universitária em comunidades associativas: potencialidades pedagógicas dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, o caso de Pontão-RS.. In: XVII ENAMPUR - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2017, São Paulo. Anais do ENAMPUR, 2017.
WIESE, Ricardo Socas; PEREIRA, N. B. ; YAMAUCHI, V. . A prática projetual como laboratório de ensino, pesquisa e extensão e sua contribuição para a qualidade no ensino de arquitetura e urbanismo da UFFS. Cadernos ABEA, v. 40, p. 1-755, 2015.
WIESE, Ricardo Socas; ZIN, J. P. ; SILVA, E. B. V. ; ZIMERMANN, K. G. . Moradia Estudantil: Território da Coletividade.. In: XVII ENAMPUR - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2017, São Paulo. Anais do ENAMPUR, 2017.
WIESE, Ricardo Socas; ZIN, J. P. ; SILVA, E. B. V. . A POTENCIALIDADE DA MORADIA ESTUDANTIL COMO ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO COM A CIDADE. In: 4º CIHEL Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, 2017, Porto e Covilhã - Portugal. Anais do Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
