Projeto de extensão: ensino-aprendizagem da língua inglesa para acadêmicos da UTFPR campus Francisco Beltrão

Carina Merkle Lingnau, Amanda Legramanti Casagrande, Vinícius Raffler, João Francisco Marchi

Resumo


O conhecimento de outras línguas é cada vez mais exigido tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional. O objetivo desse trabalho é analisar o projeto de extensão para ensino-aprendizagem da língua moderna inglesa realizado durante junho até novembro de 2017, desenvolvido somente com acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos (EA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Sete alunos de EA finalizaram o curso e os ministrantes das aulas de de inglês básico foram dois acadêmicos de EA que tiveram sua primeira experiência dentro da sala de aula, leram textos de Michel Foucault que discutiam a relação entre disciplina e educação e analisaram o projeto junto com os coordenadores através da metodologia qualitativa e levantamento bibliográfico. A pesquisa realizada mostrou que os acadêmicos alunos do curso e ministrantes ficaram mais autoconfiantes em relação ao uso do idioma e mostraram interesse em continuar no curso EA.  


Palavras-chave


Discurso; Língua Estrangeira Inglesa; Projeto de Extensão

Texto completo:

PDF

Referências


BAUER, M. W; GASKEL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático I tradução de Pedrinho A. Guareschi.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

CORACINI, M.J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilingüísmo e tradução. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

FELIPPI, L. Políticas Públicas de democratização do ensino superior: um estudo sobre a ocupação das vagas nos cursos de graduação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – câmpus Francisco Beltrão. (Mestrado em Políticas Públicas) Universidade Estadual de

Maringá, Departamento de Ciências Sociais, 2014.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber: tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª.ed – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

____________. A ordem do discurso: a aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970, tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014a.

___________. Vigiar e punir. 20ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1999.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2018.

GALLO, S. O 'efeito Foucault’ em Educação. Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp, 2014 (Editorial da Revista Pro-Posições).

LACOSTE, Y. Por uma abordagem geopolítica da difusão do inglês. In: LACOSTE, Y (org.); RAJAGOPALAN, K. (Orgs.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.




DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p66



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.