La enseñanza de historia de África en la educación continuada de los maestros: desafíos y perspectivas para la educación
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p31Resumen
En este artículo se pretende contribuir a la discusión sobre la enseñanza de la Historia de África en la educación básica, señalando algunos desafíos y perspectivas que plantean los profesores en los foros de discusión del curso de Educación Continuada a Distancia titulado " Introducción a los Estudios Africanos y de la Diáspora", organizado por el Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), de la Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). El curso tuvo como objetivo principal capacitar a los maestros(as) del sistema escolar público y privado, el tema de la Historia de África y las poblaciones de ascendencia africana en la diáspora. Esta acción estaba destinada a contribuir a la aplicación de los principios y disposiciones establecidos en las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación de las relaciones étnico-racial y la enseñanza de la cultura afro-brasileña y africana.Citas
APPIAH, Kwame Anthony. Ilusões de raça. In: Na Casa De Meu Pai. A África na Filosofia da Cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997, pp. 53-76.
BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
KI-ZERBO, J., BOUBOU, Hama. Lugar da história na sociedade africana. In: KI-ZERBO (coord.). História Geral da África I. Metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática; Paris: UNESCO, 1982, pp. 61-71.
HAMPATÉ BÂ, A. A tradição viva. In: KI-ZERBO (coord.). História Geral da África I. Metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática; Paris: UNESCO, 1982, pp.181-218.
HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita a história contemporânea. Belo Horizonte: Selo Negro, 2005.
LIMA, Mônica. Aprendendo e ensinando história da África no Brasil: desafios e possibilidades. In: ROCHA, Helenice Aparrecida; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. p. 149 – 164.
MORTARI, Claudia (orga.). Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora. Florianópolis: DIOESC: UDESC, 2015.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nos cursos de formação de professores. Panorama, perspectivas e experiências. Estudos Afro-Asiáticos. Ano 28, nos 1/2/3, Jan-Dez 2006. PP. 187-220.
SERRANO, Carlos, WALDMAN, Maurício. Memória D’África. A temática africana na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
