O ensino de história da África na formação continuada de professores: desafios e perspectivas para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p31

Resumo

O presente artigo visa contribuir para a discussão acerca do ensino de História da África na educação básica, apontando alguns desafios e perspectivas colocados por professores nos fóruns de discussão do Curso de Formação Continuada à distância intitulado “Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora”. O curso apresentava como objetivo geral formar professores (as) da rede de ensino público e privada, na temática da História da África e das populações de origem africana na diáspora. Tal ação visava contribuir para a implementação dos princípios e dos fundamentos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 

Biografia do Autor

Carolina Corbellini Rovaris, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Discente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória/UDESC. Pesquisadora associado do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros/NEAB da Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC. Professora da educação básica, atuando no nível Ensino Fundamental II.

Referências

APPIAH, Kwame Anthony. Ilusões de raça. In: Na Casa De Meu Pai. A África na Filosofia da Cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997, pp. 53-76.

BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

KI-ZERBO, J., BOUBOU, Hama. Lugar da história na sociedade africana. In: KI-ZERBO (coord.). História Geral da África I. Metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática; Paris: UNESCO, 1982, pp. 61-71.

HAMPATÉ BÂ, A. A tradição viva. In: KI-ZERBO (coord.). História Geral da África I. Metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática; Paris: UNESCO, 1982, pp.181-218.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita a história contemporânea. Belo Horizonte: Selo Negro, 2005.

LIMA, Mônica. Aprendendo e ensinando história da África no Brasil: desafios e possibilidades. In: ROCHA, Helenice Aparrecida; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. p. 149 – 164.

MORTARI, Claudia (orga.). Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora. Florianópolis: DIOESC: UDESC, 2015.

OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nos cursos de formação de professores. Panorama, perspectivas e experiências. Estudos Afro-Asiáticos. Ano 28, nos 1/2/3, Jan-Dez 2006. PP. 187-220.

SERRANO, Carlos, WALDMAN, Maurício. Memória D’África. A temática africana na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-18