Utilização de mapas conceituais como práxis pedagógica em uma oficina de extensão universitária: análise reflexiva

Autores

  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa
  • Ricardo Machado Ellensohn Universidade Federal do Pampa
  • Daniane Stock Machado Universidade Federal do Pampa
  • Édila Rosane Alves da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Aniele Valdez Machado Universidade Federal do Pampa
  • Laura Chaves de Jesus Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p46

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos resultados obtidos a partir da realização de uma oficina de extensão universitária ofertada no VII SIEPE – Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, promovido pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Essa oficina foi denominada Produção de Mapas Conceituais a partir de Temas Abertos em Química Ambiental, cujo objetivo consistiu em utilizar de Mapas Conceituais como uma estratégia contributiva à práxis pedagógica. Para tanto, fundamentos teóricos e metodológicos referentes aos MC e sua estrutura teórica balizadora, a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, foram discutidos, seguido pela elaboração conjunta de MC emergentes da leitura de artigos em Química Ambiental. Os dados coletados – respostas a questionários e produtos das sistematizações – foram analisados por meio das técnicas de Análise Textual Discursiva e da Escala de Likert. Verificou-se, por fim, a pertinência desta atividade quanto sua ampla potencialidade de contribuição aos processos do ensinar e do aprender.

Biografia do Autor

André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto em Regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS, atuando em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, na Especialização em Educação Científica e Tecnológica e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

Atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Ricardo Machado Ellensohn, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto e Coordenador Acadêmico na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS e consultor Ad Hoc dos periódicos Ciência e Tecnologia de Alimentos e UNOPAR Científica. Ciências Biológicas e da Saúde. Avaliador INEP para Credenciamento Institucional desde 2018.

Daniane Stock Machado, Universidade Federal do Pampa

Egressa do Curso de Ciências Exatas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa.

Édila Rosane Alves da Silva, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas- Ênfase em Química, pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2017).

Aniele Valdez Machado, Universidade Federal do Pampa

Graduanda do Curso de Ciências Exatas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa.

Laura Chaves de Jesus, Universidade Federal do Pampa

Graduanda do Curso de Ciências Exatas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2018-12-18