Gestão estratégica em clínica de fisioterapia - relato de experiência extensionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p125

Resumo

Este artigo relata a experiência extensionista de alunos voluntários do curso de design da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC durante o período de 2015 e 2016. Visando reformular o direcionamento estratégico de uma pequena empresa local por meio da gestão do design, utilizou-se do método Design Thinking para estruturar o desenvolvimento deste projeto. Em sua conclusão, foram entregues: marca, plano de negócios e planejamento estratégico, documentos que embasaram o reposicionamento no mercado realizado durante esse período. Como fatores de sucesso, obteve-se uma maior prática dos conteúdos aprendidos dentro e fora da sala de aula, além da troca de conhecimentos entre equipe e cliente, fomentando o exercício da cocriação nas atividades de design.

Biografia do Autor

Lisandra de Andrade Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design Industrial - Programação Visual (2007) e em Publicidade e Propaganda (1992) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Engenharia de Produção - Ergonomia (2007) e Mestre em Engenharia de Produção - Ergonomia (2002) ambas titulações obtidas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupa o cargo de professor adjunto 4 no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) no departamento de Expressão Gráfica (EGR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua experiência profissional na área de Desenho Gráfico iniciou em 1992 e, desde 1997, na sub-área de Design de Interfaces Digitais. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre Emotional Design, Experience Design e Affective Computin

Lana Dandara Silva Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Design.

Referências

BROWN, Tim. Change by Design. Nova Yorque: HarperCollins, 2009.

DEMARCHI, Ana Paula Perfetto; FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. Processo de design com abordagem de design thinking. In: MARTINS, Rosane F. F; VAN der LINDEN, Júlio (org). Pelos Caminhos do Design: Metodologia do Projeto. Londrina: Eduel, 2012.

LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2009

MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design. Bookman, 2011.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

SEBRAE. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil,ad0fc70646467410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em 28. fev. 2018

STONER, J. A. F., FREEMAN, R. E. Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1985.

VIANNA, Maurício [et al.]. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

Downloads

Publicado

2019-04-24