Projeto democratização do ensino de Ciências Morfológicas: promovendo acessibilidade a pessoas com deficiências visuais

Autores

  • Léia de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Matheus Henrique Medeiros Grisoski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pâmmyla Rafaela Ostermann Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Monique Piacentini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ruth Emilia Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosemy da Silva Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Maria Goldfeder Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano Andreoli Miyake Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia de Souza Brocardo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kieiv Resende Sousa de Moura Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-7871-5255

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p154

Resumo

No Brasil, apesar do acesso ao ensino ser um direito garantido em Lei, a inclusão de pessoas com deficiências no sistema educacional não está ocorrendo na velocidade necessária, seja por falta de recursos didáticos ou por falta de formação adequada dos educadores. O projeto de Extensão Democratização do ensino de ciências morfológicas: promovendo acessibilidade a pessoas com deficiências visuais visa pesquisar e desenvolver material didático adequado, de baixo custo e fácil reprodução, para o ensino de Biologia Celular e Histologia a deficientes visuais. As matrizes táteis, formas de representar estruturas com a utilização de materiais com diferentes texturas e relevos, foram as ferramentas didáticas escolhidas. Atualmente, matrizes táteis de várias células dos tecidos biológicos estão sendo confeccionadas e testadas. Os resultados obtidos serão divulgados com a publicação de um atlas de morfologia e a criação do sítio eletrônico do projeto.

Biografia do Autor

Léia de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Matheus Henrique Medeiros Grisoski, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Pâmmyla Rafaela Ostermann Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Monique Piacentini, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ruth Emilia Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2000) e Pós-Doutorado em Geografia (2014) pela Universidade de Lisboa. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosemy da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990). Mestre em Engenharia Civil/Cadastro Técnico Multifinalitário pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Geociências CFH/UFSC.

Eliane Maria Goldfeder, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro (1984), mestrado em Anatomia Humana pela Universidade Federal de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor Associado I na Universidade Federal de Santa Catarina.

Juliano Andreoli Miyake, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Odontologia pela Universidade de Taubaté (2000) e Doutor em Biologia Celular e Tecidual pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2009) com estágio sanduíche na University of Bradford-UK. Pós-Doutorado na Facultad de Medicina da Universidad de Granada-Espanha no Departamento de Histologia e no Centro Alemão de Pesquisa em Câncer (DKFZ- Deutsche Krebsforschungszentrum) Heidelberg-Alemanha. Professor de Histologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Patricia de Souza Brocardo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Fisioterapia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidade de Victoria no Canadá, onde trabalhou com desordens do desenvolvimento e com doenças neurodegenerativas. Atualmente é professora de Histologia no Departamento de Ciências Morfológicas e orientadora no programa de Pós-graduação em Neurociências na Universidade Federal de Santa Catarina.

Kieiv Resende Sousa de Moura, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1998). Doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente, é professora associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Referências

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Publicado

2019-04-24