Proyecto democratización del ensino de Ciências Morfológicas: la promoción de accesibilidad a las personas con deficiencias visuales

Autores/as

  • Léia de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Matheus Henrique Medeiros Grisoski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pâmmyla Rafaela Ostermann Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Monique Piacentini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ruth Emilia Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosemy da Silva Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Maria Goldfeder Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano Andreoli Miyake Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia de Souza Brocardo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kieiv Resende Sousa de Moura Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-7871-5255

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p154

Resumen

En Brasil, el acesso a lo ensino es um derecho garantizado por la lei, la inclusión de persona con deficiencia en el sistema educacional no ocurre con la misma velocidad que se necessita, debido a la falta de recursos didácticos o por falta de adecuada formación delos educadores. El proyecto de extensión Democratización del ensino de ciências morfológicas: la promoción de la accesibilidad a las personas con deficiencias visuales busca investigar e desarollar materiales didácticos adecuados, de bajo costo y fácil reproducción, para el ensino de biología celular y histología a los deficientes visuales. Las matrizes táctiles, las representaciones de estructuras utilizando materiales de diferentes texturas y relieves, son las herramientas didácticas elegidas. Actualmente, matrizes táctiles de variadas células de los tejidos biológicos están sendo producidas y testadas. Los resultados obtenidos se convertirán públicos como un atlas de morfologia y la criación de lo sitio electrónico del proyecto.

Biografía del autor/a

Léia de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Matheus Henrique Medeiros Grisoski, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Pâmmyla Rafaela Ostermann Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Monique Piacentini, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ruth Emilia Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2000) e Pós-Doutorado em Geografia (2014) pela Universidade de Lisboa. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosemy da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990). Mestre em Engenharia Civil/Cadastro Técnico Multifinalitário pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Geociências CFH/UFSC.

Eliane Maria Goldfeder, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro (1984), mestrado em Anatomia Humana pela Universidade Federal de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor Associado I na Universidade Federal de Santa Catarina.

Juliano Andreoli Miyake, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Odontologia pela Universidade de Taubaté (2000) e Doutor em Biologia Celular e Tecidual pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2009) com estágio sanduíche na University of Bradford-UK. Pós-Doutorado na Facultad de Medicina da Universidad de Granada-Espanha no Departamento de Histologia e no Centro Alemão de Pesquisa em Câncer (DKFZ- Deutsche Krebsforschungszentrum) Heidelberg-Alemanha. Professor de Histologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Patricia de Souza Brocardo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Fisioterapia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidade de Victoria no Canadá, onde trabalhou com desordens do desenvolvimento e com doenças neurodegenerativas. Atualmente é professora de Histologia no Departamento de Ciências Morfológicas e orientadora no programa de Pós-graduação em Neurociências na Universidade Federal de Santa Catarina.

Kieiv Resende Sousa de Moura, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1998). Doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente, é professora associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Citas

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Publicado

2019-04-24