Um Sistema de Identidade Visual para a identificação e diferenciação de produtos da agricultura familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p29

Resumo

A agricultura familiar é responsável pela maior parte da produção de alimentos em Santa Catarina e no Brasil. Em Joinville/SC a Associação Joinvillense de Agroindústrias Artesanais Rurais (AJAAR), um empreendimento composto por 49 associados, produz alimentos caseiros em diversos segmentos. Esta ação de extensão enfocou no segmento de panificados, no qual foram identificadas fragilidades, como a falta de identificação dos produtores, produtos de excelente qualidade em embalagens inadequadas e falta de padronização na aplicação da marca. Visando identificar, valorizar e diferenciar os produtos da AJAAR, esta ação desenvolveu um Sistema de Identidade Visual (SIV) e suas aplicações, incluindo as embalagens dos panificados. Para o desenvolvimento da ação utilizou-se o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos, resultando em refinamentos na marca, desenvolvimento de embalagens e demais aplicações, que já vem sendo implementados pela associação, permitindo concluir que atividades desta natureza são essenciais para oportunizar uma efetiva aproximação entre academia e sociedade.

Biografia do Autor

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora CNPq (PQ 2) na área de Design. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis) e do Programa de Pós-graduação em Design da Univille (Joinville). Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina em convênio com a Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997). Cursos na Universidade de Salamanca (Espanha). Possui formação em Processos Grupais e Coordenação de Equipes. Coordenadora de Projetos do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório de Design e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina desde o ano de 2000. Ministra disciplinas de: Gestão de Design; Design Centrado no Usuário; Ergonomia e Usabilidade em Produtos e Serviços; Metodologias de Projeto de Design; Projeto de Embalagem; Tecnologias Assistivas, dentre outras. Orienta alunos de graduação e pós-graduação em níveis de especialização, mestrado e doutorado. Membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA). Possui como foco de pesquisa: Gestão de Design, Design Centrado no Usuário, Tecnologia Assistiva, Design Universal/Inclusivo em Produtos e Serviços.

Adriana Toutonje Mitozo, Universidade Federal de Santa Catarina

Designer formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi bolsista de do Núcleo de Gestão de Design e Laboratório de Design e Usabilidade (NGD/LDU-UFSC), desenvolvendo projetos na área do design grafico, em especial junto a Identidade Visual e Embalagens.

Adriana Tomazi Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua há 15 anos na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri. Na empresa exerceu a função de extensionista rural em três municípios: Celso Ramos, Corupá e Jaraguá do Sul e de líder do Programa Gestão de Negócios e Mercado em duas regiões: Joinville e Florianópolis. Atualmente responde pela gerência regional de Florianópolis, com área de abrangência em 20 municípios, sendo também responsável na Epagri pelo projeto Valorização e Identificação de Empreendimentos Rurais e Pesqueiros, com base na Competitividade, Diferenciação e Sustentabilidade, nas regiões de Joinville, Blumenau e Florianópolis.

Dione Nery Cavalcanti Benevenutti, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Agronomia e Mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unisociesc – Joinville. Atua há 13 anos na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri. Na empresa exerceu a função de extensionista rural no município de Garuva de 2006 a 2015. Atualmente exerce a função de extensionista rural no município de Joinville e de líder do Programa Gestão de Negócios e Mercado na região de Joinville, Blumenau e Itajaí. Participa como membro da equipe do projeto Valorização e Identificação de Empreendimentos Rurais e Pesqueiros, com base na Competitividade, Diferenciação e Sustentabilidade, com atuação nas regiões de Joinville e Blumenau

Henrique Tirolli Rett, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá e Mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Agente Tecnico de Formação Superior da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos. Realizou Estagio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha - CAPES). É pesquisador CNPq (PQ1C), Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design. Coordenador Adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES)

Referências

ABRE, Associação Brasileira de Embalagem. Embalagem. Disponível em: http://www.abre.org.br/setor/apresentacao-do-setor/a-embalagem/. Acesso em: 01 mar. 2018.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002. Aprova o Regulamento técnico para rotulagem de alimentos embalados. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 set. 2002.

ALTMANN, R.; MIOR, L.C.; ZOLDAN, P. Perspectivas para o sistema agroalimentar e o espaço rural de Santa Catarina em 2015: Percepção de representantes de agroindústrias, cooperativas e organizações sociais. Florianópolis: Epagri, 2008.

BAXTER, Mike. Projeto de Produto. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

BRASIL. Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002. Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 set. 2002. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/

RDC_259_2002_COMP.pdf/9c816a4d-2dc7-48bf-80e4-e8891f640cf2. Acesso em: 21 out. 2017.

CORREIA, Margarita; DE LEMOS, Lúcia San Payo. Inovação lexical em português. Colibri, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/ Acesso em 28 de Fev. de 2018

MDA, Ministério do Desenvolvimento Agrário. O que é Agricultura Familiar? 2016. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/o-que-é-agricultura-familiar. Acesso em: 28 Fev. 2018.

MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. GODP - Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos: Uma metodologia de Design Centrado no Usuário. Florianópolis: Ngd/ Ufsc, 2016. Disponível em: www.ngd.ufsc.br. Acesso em: 20 abr. 2017.

Merino, Giselle S. A. D. et al. "DESIGN E AGRICULTURA FAMILIAR: AÇÕES DE VALORIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO EM SANTA CATARINA", p. 1659-1670. In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Blücher Design Proceedings, v. 9, n. 2. São Paulo: Blücher, 2016.

PÉON, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB Editora ltda, 2000.

SEBRAE. Série Empreendimentos Coletivos: cooperar para competir. 2014. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/serie-empreendimentos-coletivos-cooperar-para-competir,2fa5438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 01 mar. 2018

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas. Bookman Editora, 2012.

Downloads

Publicado

2019-04-24