A educação em saúde no ambiente hospitalar: relato de experiência sobre prevenção de lesões por pressão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p133Resumo
O objetivo deste é compartilhar a experiência de discentes de enfermagem em atividade educativa sobre Lesões por Pressão com familiares/acompanhantes de pacientes hospitalizados. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido a partir de vivências dos discentes de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Pampa, durante as atividades práticas na clínica médica de um hospital de grande porte de uma cidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul/ Brasil, desenvolvidas em 2016. Para a atividade de educação em saúde sobre manejo e medidas preventivas de lesões de pressão, foram reunidas cinco acompanhantes/familiares das pacientes hospitalizadas, nas quais todas apresentavam Lesão por Pressão de graus variados. A roda de conversa teve duração de uma hora, e envolveu apresentação de cartazes com os temas: graus, localização e coberturas das lesões. A vivência proporcionou aprofundar conhecimentos no contexto de leões, permitiu uma melhor assistência aos pacientes e auxiliou familiares/cuidadores visando um melhor desfecho no cuidado as lesões por pressão.
Referências
ASCARI, Rosana Amora et al. Úlcera por pressão: um desafio para a enfermagem. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, n. 1, v. 6, p. 11-6, 2014.
CALIRI, M. H. L. et al. Classificação das lesões por pressão-consenso NPUAP 2016: adaptada culturalmente para o Brasil. Assoc Bras Estomaterapia–SOBEST e da Assoc Bras Enferm em Dermatologia-SOBENDE, 2016.
MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Revista Ciência e Saúde Coletiva, v. 12, n. 2, p. 335-342, 2007.
MADO LIVRAMENTO NEVES SILVA, Maria et al. Úlcera por pressão em unidade de terapia intensiva: análise da incidência e lesões instaladas. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 14, n. 5, p. 938-44, 2013.
MARTIN, Donna et al. Healthy Skin Wins: A Glowing Pressure Ulcer Prevention Program That Can Guide Evidence‐Based Practice. Worldviews on Evidence‐Based Nursing, v. 14, n. 6, p. 473-483, 2017.
MAZZO, Alessandra et al. Teaching of pressure injury prevention and treatment using simulation. Escola Anna Nery, v. 22, n. 1, p. 1-8, 2018.
MACHADO, Fernanda Sabrina et al. Perspectiva do enfermeiro frente à assistência no tratamento de feridas em ambiente hospitalar. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 7, n. 3, p. 134-139. 2017.
OLIVEIRA, Danielle et al. Conhecimento de familiares acerca das úlceras por pressão e de seus direitos à reparação. Revista Baiana de Enfermagem, v. 28, n. 1, p. 23-30, 2014.
PALAGI, Sofia et al. Laser therapy in pressure ulcers: evaluation by the Pressure Ulcer Scale for Healing and Nursing Outcomes Classification. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. 5, p. 826-833, 2015.
PEREIRA, Antônio Francisco Machado et al. Pressure injury incidence in a university hospital. Revista de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, v. 6, n. 1, p 36-9, 2017.
ROGENSKI, Noemi Marisa Brunet; KURCGANT, Paulina. The incidence of pressure ulcers after the implementation of a prevention protocol. Revista latino-americana de enfermagem, v. 20, n. 2, p. 333-339, 2012.
SOUZA, Aline Corrêa de et al. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Revista gaúcha de enfermagem, v. 26, n. 2, p. 147-153, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.