A educação em saúde no ambiente hospitalar: relato de experiência sobre prevenção de lesões por pressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n32p133

Resumo

 

O objetivo deste é compartilhar a experiência de discentes de enfermagem em atividade educativa sobre Lesões por Pressão com familiares/acompanhantes de pacientes hospitalizados. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido a partir de vivências dos discentes de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Pampa, durante as atividades práticas na clínica médica de um hospital de grande porte de uma cidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul/ Brasil, desenvolvidas em 2016.  Para a atividade de educação em saúde sobre manejo e medidas preventivas de lesões de pressão, foram reunidas cinco acompanhantes/familiares das pacientes hospitalizadas, nas quais todas apresentavam Lesão por Pressão de graus variados. A roda de conversa teve duração de uma hora, e envolveu apresentação de cartazes com os temas: graus, localização e coberturas das lesões. A vivência proporcionou aprofundar conhecimentos no contexto de leões, permitiu uma melhor assistência aos pacientes e auxiliou familiares/cuidadores visando um melhor desfecho no cuidado as lesões por pressão.

Biografia do Autor

Bruna Stamm, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul/Brasil.

Carlos Eduardo Messa Ponse, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Coordenador Geral do Diretório Acadêmico de Enfermagem Nightingale (2017/2018). Bolsista PDA/ Extensão- UNIPAMPA, pesquisador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Saúde da Mulher (GRUPESM) e integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Tuna - Gênero, Educação e Diferença.

Karine Matos dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa. integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Saúde da Mulher (GRUPESM).

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Publicado

2019-04-24