Click Verde: o meio ambiente em foco e fotos

Autores

  • Claudia Mara Stapani Ruas Universidade Catolica Dom Bosco https://orcid.org/0000-0001-8793-2078
  • Gabriel Ferraciolli Soares Universidade Católica Dom Bosco
  • Kwok Chiu Cheung Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e75834

Palavras-chave:

Publicidade, Extensão, Fotografia, Meio Ambiente

Resumo

O projeto de extensão Click Verde, idealizado pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em atividade desde 2007, tem como objetivo promover a educação ambiental e a valorização dos espaços públicos por meio da linguagem fotográfica. A metodologia utilizada se baseia em oficinas para escolas públicas, municipais e estaduais, de ensino médio, focando o contexto ambiental e urbanístico da sua escola e da cidade de Campo Grande/MS. A linguagem fotográfica, utilizada como ferramenta pedagógica, deve-se a sua popularidade conquistada ao longo dos anos pela evolução tecnológica, tornando-a acessível. Como consideração final pode-se afirmar que o projeto Click Verde consegue, por meio de seu conteúdo teórico, técnico e prático, fazer com que os jovens, força motriz da sociedade, valorizem, preservem e respeitem mais a natureza passando a ter uma relação mais justa e ética para com os recursos naturais.

Biografia do Autor

Claudia Mara Stapani Ruas, Universidade Catolica Dom Bosco

Doutora em Educação e Mestre em Desenvolvimento Local, pela Universidade Católica Dom Bosco. Docente no Curso de Comunicação da Universidade Católica Dom Bosco.

Gabriel Ferraciolli Soares, Universidade Católica Dom Bosco

Mestrado em Comunicação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente no Curso de Comunicação Social da Universidade Católica Dom Bosco.

Kwok Chiu Cheung, Universidade Católica Dom Bosco

Mestrado em Ecologia e Conservação, pela Universidade Federal do Paraná. Docente nos Cursos de Ciências Biológicas, Psicologia, Arquitetura e Engenharias da Universidade Católica Dom Bosco.

Referências

BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

BERLO, David K. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática.9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BIAGI, Eduardo Perotto. A Fotografia como recurso mediador na educomunicaçao ambiental. 180f. Dissertaçao (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 2017.

BORGES, Marilia Dammski; ARANHA, José Marcelo; SABINO, José. A fotografia de natureza como instrumento para educação ambiental. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 149-161, 2010.

BUENO, André. Cedeca Interlagos: Fotografia e Educomunicação para o desenvolvimento humano. São Paulo, 2012. Disponível em: Acesso em: 14ago 2019

CESAR, Newton e PIOVAN, Marco. Making of. São Paulo: Futura, 2003

KUBRUSLY, Cláudio. O que é fotografia. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003. Coleção Primeiros Passos; 1982.

MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 2002.

NEUMANN, Lauricio. Educação e comunicação alternativa. Petrópolis: Vozes, 1990.

ROSA NETO, Antonio. Atração global: a convergência da mídia e tecnologia. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1998.

RUAS, Claudia Mara. Radio Comunitária como fator de desenvolvimento local. Campo Grande: UCDB:2002.

SILVA, Priscila Kalinke. A fotografia como recurso na educação para a cidadania. In: V CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MÍDIA CIDADÃ. Unicentro, Guarapuava/PR – 8 a 10 de outubro de 2009.

VIANA, Valdilene Pereira. Solidariedade universitária: uma experiência em Maracanã. In: CALDERON, Adolfo Ignácio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias, experiências solidárias. São Paulo: Olho d’Água, 2001, p. 139-148.

Downloads

Publicado

2021-12-16