Grupo de gestantes e casais grávidos: educação em saúde em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e76818

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Gravidez, Infecções por Coronavirus, Extensão Comunitária

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de atividades educativas virtuais no Grupo de Gestantes e Casais Grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina diante da pandemia de Covid-19. O Grupo de Gestantes e Casais Grávidos é uma atividade educativa de extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, de abordagem interdisciplinar, dirigida a gestantes e seus acompanhantes. Diante das recomendações de distanciamento social, a coordenação do projeto decidiu suspender as suas atividades no formato presencial, realizando-as por meio de encontros sistemáticos online, que ocorreram entre os meses de março e julho de 2020. A execução destes encontros facilitou o acesso a informações de qualidade, possibilitou a formação de uma rede de apoio entre os participantes, proporcionou um local para exposição de dúvidas, dificuldades e inseguranças enfrentadas pela vivência da gestação e parto durante a pandemia, mantendo, deste modo, ativa a contribuição do projeto à comunidade. O processo de adaptação das atividades do grupo de gestantes à modalidade online representou para as discentes uma oportunidade de conhecer novas maneiras de colocar em prática a promoção da saúde, compartilhar conhecimento e trocar experiências, mesmo que a distância. Esta experiência mostrou que é possível e necessário inovar a extensão universitária diante do desafio imposto pela pandemia da Covid-19.

Biografia do Autor

Margarete Maria de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira Obstetra. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-líder do Laboratório Interprofissional de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde Obstétrica e Neonatal - LAIPISON.

Maria Eduarda de Pinho Aranha, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Extensão. 

Clara de Andrade Leal, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Extensão. 

Roberta Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - PEN/UFSC (2009), Mestrado pelo PEN/UFSC (2005), Especialização em Enfermagem Obstétrica pela UFSC (2001), Especialização em Metodologia da Educação Profissional em Enfermagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) (2003). Professora Adjunto IV do Departamento de Enfermagem, do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da UFSC. Editora Chefe da Revista Texto & Contexto Enfermagem. Líder do Laboratório Interprofissional de Pesquisa e Inovação tecnológica na Saúde Obstétrica e Neonatal (LAIPISON). 

Maria de Fátima Motta Zampieri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Docente aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina.

Zaira de Oliveira Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Psicóloga da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ALMEIDA, M.O.; PORTUGAL, T.M.; ASSIS, T. J.C.F. Gestantes e COVID-19: isolamento como fator de impacto físico e psíquico. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife, v. 20, n. 2, p. 599-602, jun. 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/1806-93042020000200015

AQUINO, Estela M. L. et al . Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, June 2020 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702423&lng=en&nrm=iso. access on 12 Apr. 2021. Epub June 05, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020.

ARAÚJO, J.L.; OLIVEIRA, K.K.D; FREITAS, R.J.M. Organização da assistência hospitalar de referência para COVID-19: Relato de experiência. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v.6, n.5, p. 29326-29339. mai. 2020. Disponível:https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/10334/8648. Acesso em 12 abr.2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201. Resolução n. 7, de 07 de dezembro de 2018. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 de agosto de 2020.

ESTRELA, F.M. et al. Gestantes no contexto da pandemia da Covid-19: reflexões e desafios. Physis, Rio de Janeiro, v. 30, n.2. jul 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73312020000200314&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 20 de julho de 2020.

FONSECA, Y.S. et al. Ação extensionista de promoção da saúde para estudantes universitários. Extensio: R. Eletr. de Extensão, v. 17 n. 35, p. 81-95, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2020v17n35p81/43029. Acesso em: 17 de agosto de 2020.

GONÇALVES, C.B. Educação a distância: a aprender online. Rev. ARETÉ, Manaus, v. 4, n. 6. p. 24-34, jul 2011. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/12/6. Acesso em: 13 de agosto de 2020.

HOLANDA, S.M. et al. Influência da participação do companheiro no pré-natal: satisfação de primíparas quanto ao apoio no parto. Texto contexto - enferm., Florianópolis. v. 27, n. 2, e3800016 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072018000200317&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 18 de agosto de 2020.

JUNGES, C. F.; BRUGGEMANN, O. M. Fatores associados ao apoio realizado à mulher durante o parto pelos acompanhantes em maternidades públicas. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 29, e20180239, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0239. Acesso em 12 abr. 2021.

KRAMERI, D.G. et al. Extensão Universitária e ações de educação em saúde para prevenção ao COVID-19. Anuário Pesquisa e Extensão UNOESC, Joaçaba. v.5, jun 2020. Disponível em: https://unoesc.emnuvens.com.br/apeuj/article/view/24329/14280. Acesso em: 17 de agosto de 2020.

LUCENA, S.; SANTOS, S. V. C. de A.; MOTA, G. da M. da. Formação continuada de professores com as tecnologias móveis digitais. Revista Educação em Foco, v. 25, n. 1, p. 232-248, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/30440. Acesso em 15 agosto de 2020.

MASCARENHAS, V. H.A. et al. COVID-19 e a produção de conhecimento sobre as recomendações na gravidez: revisão de escopo. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto. v. 28, e3348, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692020000100606&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18 de agosto de 2020.

NUNES, G.P. Grupo de Gestantes como ferramenta de instrumentalização e potencialização do cuidado. Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 1, n. 1, p.1-16, out. 2017.

SILVA, E. P. et al. Avaliação do pré-natal na atenção primária no Nordeste do Brasil: fatores associados à sua adequação. Rev Saúde Pública, São Paulo, v. 53, n.43, p. 43-53, 2019. Disponível em:https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2019053001024

Acesso em 20 de julho de 2020.

TOMASCHEWSKI-BARLEM, J. G. et al. Promovendo a autoestima na gestação: foco no acolhimento. Enferm. Foco. v. 7, n. 2, p. 83-86, 2016. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/801/326. Acesso em: 18 de agosto de 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA [homepage da internet]. Notícias da UFSC. Administração Central; 13 de março de 2020. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2020/03/administracao-central-anuncia-medidas-de-contingencia-na-ufsc-em-razao-da-pandemia-de-covid-19/. Acesso em: 14 de abril de 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-26