Grupo de gestantes e casais grávidos: educação em saúde em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e76818

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de atividades educativas virtuais no Grupo de Gestantes e Casais Grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina diante da pandemia de Covid-19. O Grupo de Gestantes e Casais Grávidos é uma atividade educativa de extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, de abordagem interdisciplinar, dirigida a gestantes e seus acompanhantes. Diante das recomendações de distanciamento social, a coordenação do projeto decidiu suspender as suas atividades no formato presencial, realizando-as por meio de encontros sistemáticos online, que ocorreram entre os meses de março e julho de 2020. A execução destes encontros facilitou o acesso a informações de qualidade, possibilitou a formação de uma rede de apoio entre os participantes, proporcionou um local para exposição de dúvidas, dificuldades e inseguranças enfrentadas pela vivência da gestação e parto durante a pandemia, mantendo, deste modo, ativa a contribuição do projeto à comunidade. O processo de adaptação das atividades do grupo de gestantes à modalidade online representou para as discentes uma oportunidade de conhecer novas maneiras de colocar em prática a promoção da saúde, compartilhar conhecimento e trocar experiências, mesmo que a distância. Esta experiência mostrou que é possível e necessário inovar a extensão universitária diante do desafio imposto pela pandemia da Covid-19.

Biografia do Autor

Margarete Maria de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira Obstetra. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-líder do Laboratório Interprofissional de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde Obstétrica e Neonatal - LAIPISON.

Maria Eduarda de Pinho Aranha, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Extensão. 

Clara de Andrade Leal, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Extensão. 

Roberta Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - PEN/UFSC (2009), Mestrado pelo PEN/UFSC (2005), Especialização em Enfermagem Obstétrica pela UFSC (2001), Especialização em Metodologia da Educação Profissional em Enfermagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) (2003). Professora Adjunto IV do Departamento de Enfermagem, do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da UFSC. Editora Chefe da Revista Texto & Contexto Enfermagem. Líder do Laboratório Interprofissional de Pesquisa e Inovação tecnológica na Saúde Obstétrica e Neonatal (LAIPISON). 

Maria de Fátima Motta Zampieri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Docente aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina.

Zaira de Oliveira Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Psicóloga da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-08-26