Curso teórico-prático de Biologia Celular: impactos e percepções de estudantes de uma escola de Ensino Médio em Curitibanos-SC

Autores

  • Viviane Glaser Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Carolina da Costa Lara Fioreze Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Maria Oliveira Pierre Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e82355

Resumo

A Biologia Celular é um assunto de difícil compreensão entre os tópicos discutidos em Biologia no Ensino Médio. Desta forma, em 2014 foi ofertado um curso teórico-prático de dez encontros para estudantes de uma escola do Ensino Médio de Curitibanos-SC, a fim de proporcionar um melhor entendimento sobre Biologia Celular, e verificar os impactos do curso sobre a percepção dos mesmos a respeito desta temática. Os estudantes responderam a um questionário prévio e um outro ao final do curso. Através da análise destes, verificou-se que após o curso houve uma melhora da percepção dos discentes sobre o tema. Ainda, as atividades práticas ou lúdicas propostas despertaram nos estudantes um maior interesse do que a realização de aulas meramente teóricas. Assim, concluiu-se que métodos ativos são uma forma mais efetiva para o desenvolvimento da aprendizagem, e que a metodologia utilizada no curso contribuiu para o melhor entendimento sobre o tema.

Biografia do Autor

Viviane Glaser, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2007), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente, atua como Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Curitibanos, ministrando a disciplina de Biologia Celular, além de atuar como docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento (UFSC).

Ana Carolina da Costa Lara Fioreze, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheira agrônoma pela Universidade Federal de Lavras (2008), com mestrado (2010) e doutorado (2013) em Agronomia/Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na área de Melhoramento Genético de Grandes Culturas. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Rurais, campus Curitibanos, na área de Genética e Melhoramento de Plantas.

Patrícia Maria Oliveira Pierre, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). Possui mestrado, doutorado e pós doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atualmente é professora adjunta nível IV da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Curitibanos, atuando no ensino de Biologia Celular para cursos de Graduação.

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Publicado

2022-04-19