Curso teórico-prático de Biologia Celular: impactos e percepções de estudantes de uma escola de Ensino Médio em Curitibanos-SC
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e82355Resumo
A Biologia Celular é um assunto de difícil compreensão entre os tópicos discutidos em Biologia no Ensino Médio. Desta forma, em 2014 foi ofertado um curso teórico-prático de dez encontros para estudantes de uma escola do Ensino Médio de Curitibanos-SC, a fim de proporcionar um melhor entendimento sobre Biologia Celular, e verificar os impactos do curso sobre a percepção dos mesmos a respeito desta temática. Os estudantes responderam a um questionário prévio e um outro ao final do curso. Através da análise destes, verificou-se que após o curso houve uma melhora da percepção dos discentes sobre o tema. Ainda, as atividades práticas ou lúdicas propostas despertaram nos estudantes um maior interesse do que a realização de aulas meramente teóricas. Assim, concluiu-se que métodos ativos são uma forma mais efetiva para o desenvolvimento da aprendizagem, e que a metodologia utilizada no curso contribuiu para o melhor entendimento sobre o tema.
Referências
BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação (Bauru), São Paulo, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014.
BEZERRA, José. Prática - 03, parte 2, Observação Microscópica de bactérias presentes no iogurte. Blog Laboratório de Biologia e Meio Ambiente. Sergipe, 13 mar. 2011. Disponível em: http://labbioeducacaoambiental.blogspot.com/2011/03/blog-post_13.html. Acesso em: 10/08/2014.
BIZZO, Nélio. Como eu ensino: Pensamento científico: A natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Santa Catarina, v. 3, n. 19, p. 291-313, 2002.
BUSHELL, J. A model of the ultrastructure of a cell. Journal of Biological Education, London, n. 3, v. 35, p. 152-153, 2001.
CASTAGINI, Andrea da Silva; MENTA, Eziquiel. Protozoários - Reino Protista. Portal do professor. Paraná, 28 set. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1884. Acesso em: 10/06/2014.
DENTILLO, D. B. Divisão celular: representação com massa de modelar. Genética na escola, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 33-36, 2009.
DESSEN, Eliana maria Beluzzo; OYAKAWA, Jorge (org). Observação de células vegetais. Genoma USP: Educação e difusão. São Paulo, 20 ago. 2008a. Disponível em: https://genoma.ib.usp.br/files/upload/44/observacao-celulas-vegetais-web1.pdf. Acesso em: 01/06/2014.
DESSEN, Eliana maria Beluzzo; OYAKAWA, Jorge (org). Observação de células humanas em esfregaço de mucosa bucal. Genoma USP: Educação e difusão. São Paulo, 20 ago. 2008b. Disponível em: https://genoma.ib.usp.br/files/upload/44/manual-do-professor-celulas-humanas1.pdf. Acesso em: 01/06/2014.
DESSEN, Eliana maria Beluzzo; OYAKAWA, Jorge (org). Extração de DNA de morango. Genoma USP: Educação e difusão. São Paulo, 20 ago. 2008c. Disponível em: https://genoma.ib.usp.br/files/upload/44/aula-extracaodna.pdf. Acesso em: 01/06/2014.
FAVALESSO, M. M.; OLIVEIRA, J. B. de; KLÜBER, T. E.; GUIMARÃES, A. T. B. Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Paraná, v. 12, n. 3, p. 78-93, 2019.
GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. 1. ed. São Paulo: Ática, 2005.
GIORDAN, André; VECCHI, Gérard de. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.
GONÇALVES, R. R.; MARTELLO, A. R.; EPPLE, B.; LAURENCE, C.; DESBESSEL, J.; POST, P. Bingo da célula: Uma ferramenta metodológica para o ensino de Biologia Celular. Revista Ensino & Pesquisa, Paraná, v. 12, n. 1, p. 28-47, 2014.
HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V. N. The role of the laboratory in science teaching: neglected aspects of research. Review of Educational Research, Washington, D.C., v. 52, n. 2, p. 201-217, 1982.
INSTITUTO CIÊNCIA HOJE. DNA comestível. In: Revista Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 28 abr. 2010. Disponível em: http://chc.org.br/acervo/dna-comestivel/. Acesso em: 30/06/2014.
LACERDA, Guilherme Araújo. Prática 08 - Identificação do amido na batata. Blog Coleção Ciências Práticas. Minas Gerais, 25 ago. 2012. Disponível em: http://guibiologia.blogspot.com/2012/08/pratica-08-identificacao-do-amido-na.html. Acesso em: 20/06/2014.
LIMA, D. B. de; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Rio Grande do Sul, v. 24, n. 1, p. 201-224, 2011.
MORAES, Roque (org). Construtivismo e Ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
PAGEL, U. R.; CAMPOS, L. M.; BATITUCCI, M. C. P. Metodologias e práticas docentes: uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de Biologia. Experiências em Ensino de Ciências, Mato Grosso, v. 10, n. 2, p. 14-25, 2015.
PARDAL, P. C.; SCHIMIGUEL, J.; NIERO, E. L. O.. Recurso lúdico em Biologia Celular utilizado como fixador de conteúdo e como método de avaliação. Experiências em Ensino de Ciências, Mato Grosso, v. 8, n. 3, p. 129-146, 2013.
PENICK, J. E. Ensinando alfabetização científica. Educar, Paraná, n. 14, p. 91-113, 1998.
PIVETTA, H. M. F.; BACKES, D. S.; CARPES, A.; BATTISTEL, A. L. H. T.; MARCHIORI, M. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 31, p. 377-390, 2010.
RODRIGUES, A. L. L.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; COSTA, C. L. N. A.; NETO, I. F. P. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Alagoas, v. 1, n. 16, p. 141-148, 2013.
SESLI, E.; KARA, Y. Development of Application of a Two-tier Multiple-Choice Diagnostic Test for High School Students’ Understanding of Cell Division and Reproduction. Journal of Biological Education, London, v. 46, n. 4, p. 214–225, 2012.
SILVA JUNIOR, A. da N.; BARBOSA, J. R. A. Repensando o ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica: o caminho para a construção do conhecimento científico e biotecnológico. Democratizar, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, 2009.
SOTO, J. G.; ANAND, S. Factors influencing academic performance of students enrolled in a lower division Cell Biology core course. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, Indiana, v. 9, n. 1, p. 64 – 80, 2009.
SUWONO, H.; PRASETYO, T. I.; LESTARI, U.; LUKIATI, B.; FACHRUNNISA, R.; KUSAIRI, S.; SAEFI, M.; FAUZI, A.; ATHO’ILLAH, M. F. Cell Biology Diagnostic Test (CBD-Test) portrays pre-service teacher misconceptions about Biology Cell. Journal of Biological Education, London, v. 55, n. 1, p. 82-105, 2021.
TEOTONIO, G. S.; SOUSA, G. M. C.; SAMPAIO, L. R.; TEOTONIO, G. R. O.; NUNES, S. L. P. A importância do uso de aulas práticas no ensino da Biologia: uma abordagem metacognitiva. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, v. 9, n. 19, p. 201-220, 2019.
VOLKWEISS, A.; LIMA, V. M.; RAMOS, M. G.; FERRARO, J. L. S. Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação Por Escrito, Rio Grande do Sul, v. 10, n. 1, p. e29112, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.