Theoretical-practical course on Cell Biology: impacts and perceptions of students of a High School in Curitibanos-SC
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e82355Abstract
Cell biology is a subject of difficult comprehension among the topics discussed in Biology in High School. Considering it, a theoretical-practical course with ten classes was offered to High School students of a school in Curitibanos-SC in 2014, in order to provide a better understanding of Cell Biology and verify the impacts of the course about the students’ perception in respect to this subject. The students answered a previous questionnaire and another one at the end of the course. Through the analysis of these, it was found that after the course there was an improvement in students’ perception about the matter. Furthermore, practical or ludic activities resulted in a greater students’ interest than merely theoretical classes. Thus, it could be concluded that active learning methods are a more effective way to learning development and that the methodology used in the course contributed to a better knowledge about this subject.
References
BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação (Bauru), São Paulo, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014.
BEZERRA, José. Prática - 03, parte 2, Observação Microscópica de bactérias presentes no iogurte. Blog Laboratório de Biologia e Meio Ambiente. Sergipe, 13 mar. 2011. Disponível em: http://labbioeducacaoambiental.blogspot.com/2011/03/blog-post_13.html. Acesso em: 10/08/2014.
BIZZO, Nélio. Como eu ensino: Pensamento científico: A natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Santa Catarina, v. 3, n. 19, p. 291-313, 2002.
BUSHELL, J. A model of the ultrastructure of a cell. Journal of Biological Education, London, n. 3, v. 35, p. 152-153, 2001.
CASTAGINI, Andrea da Silva; MENTA, Eziquiel. Protozoários - Reino Protista. Portal do professor. Paraná, 28 set. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1884. Acesso em: 10/06/2014.
DENTILLO, D. B. Divisão celular: representação com massa de modelar. Genética na escola, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 33-36, 2009.
DESSEN, Eliana maria Beluzzo; OYAKAWA, Jorge (org). Observação de células vegetais. Genoma USP: Educação e difusão. São Paulo, 20 ago. 2008a. Disponível em: https://genoma.ib.usp.br/files/upload/44/observacao-celulas-vegetais-web1.pdf. Acesso em: 01/06/2014.
DESSEN, Eliana maria Beluzzo; OYAKAWA, Jorge (org). Observação de células humanas em esfregaço de mucosa bucal. Genoma USP: Educação e difusão. São Paulo, 20 ago. 2008b. Disponível em: https://genoma.ib.usp.br/files/upload/44/manual-do-professor-celulas-humanas1.pdf. Acesso em: 01/06/2014.
DESSEN, Eliana maria Beluzzo; OYAKAWA, Jorge (org). Extração de DNA de morango. Genoma USP: Educação e difusão. São Paulo, 20 ago. 2008c. Disponível em: https://genoma.ib.usp.br/files/upload/44/aula-extracaodna.pdf. Acesso em: 01/06/2014.
FAVALESSO, M. M.; OLIVEIRA, J. B. de; KLÜBER, T. E.; GUIMARÃES, A. T. B. Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Paraná, v. 12, n. 3, p. 78-93, 2019.
GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. 1. ed. São Paulo: Ática, 2005.
GIORDAN, André; VECCHI, Gérard de. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.
GONÇALVES, R. R.; MARTELLO, A. R.; EPPLE, B.; LAURENCE, C.; DESBESSEL, J.; POST, P. Bingo da célula: Uma ferramenta metodológica para o ensino de Biologia Celular. Revista Ensino & Pesquisa, Paraná, v. 12, n. 1, p. 28-47, 2014.
HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V. N. The role of the laboratory in science teaching: neglected aspects of research. Review of Educational Research, Washington, D.C., v. 52, n. 2, p. 201-217, 1982.
INSTITUTO CIÊNCIA HOJE. DNA comestível. In: Revista Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 28 abr. 2010. Disponível em: http://chc.org.br/acervo/dna-comestivel/. Acesso em: 30/06/2014.
LACERDA, Guilherme Araújo. Prática 08 - Identificação do amido na batata. Blog Coleção Ciências Práticas. Minas Gerais, 25 ago. 2012. Disponível em: http://guibiologia.blogspot.com/2012/08/pratica-08-identificacao-do-amido-na.html. Acesso em: 20/06/2014.
LIMA, D. B. de; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Rio Grande do Sul, v. 24, n. 1, p. 201-224, 2011.
MORAES, Roque (org). Construtivismo e Ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
PAGEL, U. R.; CAMPOS, L. M.; BATITUCCI, M. C. P. Metodologias e práticas docentes: uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de Biologia. Experiências em Ensino de Ciências, Mato Grosso, v. 10, n. 2, p. 14-25, 2015.
PARDAL, P. C.; SCHIMIGUEL, J.; NIERO, E. L. O.. Recurso lúdico em Biologia Celular utilizado como fixador de conteúdo e como método de avaliação. Experiências em Ensino de Ciências, Mato Grosso, v. 8, n. 3, p. 129-146, 2013.
PENICK, J. E. Ensinando alfabetização científica. Educar, Paraná, n. 14, p. 91-113, 1998.
PIVETTA, H. M. F.; BACKES, D. S.; CARPES, A.; BATTISTEL, A. L. H. T.; MARCHIORI, M. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 31, p. 377-390, 2010.
RODRIGUES, A. L. L.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; COSTA, C. L. N. A.; NETO, I. F. P. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Alagoas, v. 1, n. 16, p. 141-148, 2013.
SESLI, E.; KARA, Y. Development of Application of a Two-tier Multiple-Choice Diagnostic Test for High School Students’ Understanding of Cell Division and Reproduction. Journal of Biological Education, London, v. 46, n. 4, p. 214–225, 2012.
SILVA JUNIOR, A. da N.; BARBOSA, J. R. A. Repensando o ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica: o caminho para a construção do conhecimento científico e biotecnológico. Democratizar, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, 2009.
SOTO, J. G.; ANAND, S. Factors influencing academic performance of students enrolled in a lower division Cell Biology core course. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, Indiana, v. 9, n. 1, p. 64 – 80, 2009.
SUWONO, H.; PRASETYO, T. I.; LESTARI, U.; LUKIATI, B.; FACHRUNNISA, R.; KUSAIRI, S.; SAEFI, M.; FAUZI, A.; ATHO’ILLAH, M. F. Cell Biology Diagnostic Test (CBD-Test) portrays pre-service teacher misconceptions about Biology Cell. Journal of Biological Education, London, v. 55, n. 1, p. 82-105, 2021.
TEOTONIO, G. S.; SOUSA, G. M. C.; SAMPAIO, L. R.; TEOTONIO, G. R. O.; NUNES, S. L. P. A importância do uso de aulas práticas no ensino da Biologia: uma abordagem metacognitiva. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, v. 9, n. 19, p. 201-220, 2019.
VOLKWEISS, A.; LIMA, V. M.; RAMOS, M. G.; FERRARO, J. L. S. Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação Por Escrito, Rio Grande do Sul, v. 10, n. 1, p. e29112, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.