Práticas de alfabetização e letramento com pessoas idosas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e83981Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Pessoa Idosa, Consciência Fonológica, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
Este artigo objetiva promover análise qualitativa da mediação didática desenvolvida remotamente em tempos da pandemia de covid-19, com pessoas idosas cadastradas no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi proposta oficina de alfabetização com o objetivo de, a partir dos conceitos de alfabetização, consciência fonológica, letramento e maturidade, fomentar nos participantes uma maior interação, domínio da escrita e leitura, além de fortalecer o uso e contato com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando conferir mais autonomia aos sujeitos. As atividades foram elaboradas e propostas por meio do WhatsApp. Infelizmente, em virtude das disparidades socioeconômicas, nem todas as pessoas idosas dispõem de acesso digital. Mas aqueles poucos que tiveram acesso às mídias conseguiram interagir, aprender e trocar saberes entre si e com as monitoras. O processo de mediação didática provocou interações sociais, buscando desconstruir concepções estereotipadas sobre o envelhecer, que em nossa sociedade é muitas vezes visto como fase da vida limitante, fomentando a horizontalização de conhecimentos e valores com o idoso.
Referências
COELHO, Flávia Gomes de Melo; et al. Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos. Revista brasileira de geriatria e gerontologia. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp.7-15. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbgg/v15n1/02.pdf. Acesso em: 3 dez. 2020.
COUTO, Maria Clara P. de Paula et al. Avaliação de discriminação contra idosos em contexto brasileiro - ageismo. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 25, n. 4, p. 509-518, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a06v25n4.pdf. Acesso em: 1º dez. 2020.
DE SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. Editora Cultrix, 2008.
D’ÁVILA, C. Decifra-me ou te devorarei: o que pode o professor frente ao livro didático? 2.ed. – Salvador: EDUNEB, EDUFBA, 2013.
DINIZ, Neusa Lopes Bispo; PACHECO, Lílian Miranda Bastos. HABILIDADES METAFONOLÓGICAS: algumas reflexões sobre o trabalho docente. Revista Exitus, Pará, v. 02, n. 01, p. 201-216, jan./jun. 2012. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/83/83. Acesso em: 4 dez. 2020.
FARIAS, Josivania Silva et al. Inclusão digital na terceira idade: um estudo sobre a propensão de idosos à adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Revista Gestão e Tecnologia, Brasília, v. 15, n. 3, p. 164-188, set./dez. 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21740/1/ARTIGO_InclusaoDigitalTerceiraIdade.pdf. Acesso em: 27 nov. 2020.
GOULART, C. M. A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Revista de Estudos do Discurso, vol. 9, n. 2, São Paulo, Dez. 2014, p.35-51. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a04v9n2.pdf. Acesso em: 3 dez. 2020.
LIMA, K. C. O envelhecimento e as múltiplas faces das desigualdades no Brasil [online]. Scielo em perspectiva: Humanas, 2020. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/06/23/o-envelhecimento-e-as-multiplas-faces-das-desigualdades-no-brasil/. Acesso em: 20 nov. 2020.
LENOIR, Yves. Médiation cognitive et mediation diactique. In: RAISKY, C; CAILLOT, M. Au-delà des didactiques, le didactique: débats autor de concepts fédérateurs. Paris; Bruxelas: DE Boeck e Larcier, 1996.
LOPES, Renata Francioni; LOPES, Maria Teresinha Francioni; CAMARA, Vilma Duarte. Entendendo a solidão do idoso. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, RBCEH, Passo Fundo, v. 6, n. 3, p. 373-371, set/ dez. 2009. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/362/818. Acesso em: 23 nov. 2020.
MASSI, Giselle et al. Práticas de letramento no processo de envelhecimento. Rev. bras. Geriatra. gerontol., abril de 2010, vol. 13, n.1, p. 59-71. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbgg/v13n1/a07v13n1.pdf. Acesso em: 1º dez. 2020.
SANTOS, Áurea da Silva Pereira. Memórias de letramento de idosos: a leitura e a escrita como bens simbólicos de inclusão e/ou exclusão social. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 9, p. 137-145, ago./dez. 2009. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1152/990. Acesso em: 29 nov. 2020.
TORQUATO, Rebecca; MASSI, Giselle; SANTANA, Ana Paula. Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade. Psicol. Reflex. Crit, v. 24, n. 1, p. 89-98, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prc/v24n1/v24n1a11. Acesso em: 20 set. 2020.
VERAS, Renato Peixoto; OLIVEIRA, Martha. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo de cuidado. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 6, p. 1929-1936, jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n6/1413-8123-csc-23-06-1929.pdf. Acesso em: 2 dez. 2020.
VIEIRA, Rodrigo de Sena et al. Estereótipos e preconceito contra os idosos. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia Social, Universidade Federal de Sergipe. Sergipe, 134 p., 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.