Práticas de alfabetização e letramento com pessoas idosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e83981

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Pessoa Idosa, Consciência Fonológica, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

Este artigo objetiva promover análise qualitativa da mediação didática desenvolvida remotamente em tempos da pandemia de covid-19, com pessoas idosas cadastradas no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).  Foi proposta oficina de alfabetização com o objetivo de, a partir dos conceitos de alfabetização, consciência fonológica, letramento e maturidade, fomentar nos participantes uma maior interação, domínio da escrita e leitura, além de fortalecer o uso e contato com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando conferir mais autonomia aos sujeitos. As atividades foram elaboradas e propostas por meio do WhatsApp. Infelizmente, em virtude das disparidades socioeconômicas, nem todas as pessoas idosas dispõem de acesso digital. Mas aqueles poucos que tiveram acesso às mídias conseguiram interagir, aprender e trocar saberes entre si e com as monitoras. O processo de mediação didática provocou interações sociais, buscando desconstruir concepções estereotipadas sobre o envelhecer, que em nossa sociedade é muitas vezes visto como fase da vida limitante, fomentando a horizontalização de conhecimentos e valores com o idoso.

Biografia do Autor

Júlia Terena de Souza Lima Dias, Universidade Estadual de Feira de Santana

 Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, monitora bolsista PIBEX vinculada à UATI. Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e processos Educativos – DEHPE/UEFS. 

Francine Cerqueira dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana, monitora voluntária vinculada à UATI.  Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e processos Educativos – DEHPE/UEFS. 

Gabriela Barbosa Souza Xavier, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro dos Grupos de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA - Unicamp) e Desenvolvimento Humano e Processos Educativos (DEHPE - UEFS).

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Licenciado em Pedagogia (UEFS).

Lílian Miranda Bastos Pacheco, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Doutora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana, coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos (DEHPE- UEFS).

 

Referências

COELHO, Flávia Gomes de Melo; et al. Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos. Revista brasileira de geriatria e gerontologia. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp.7-15. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbgg/v15n1/02.pdf. Acesso em: 3 dez. 2020.

COUTO, Maria Clara P. de Paula et al. Avaliação de discriminação contra idosos em contexto brasileiro - ageismo. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 25, n. 4, p. 509-518, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a06v25n4.pdf. Acesso em: 1º dez. 2020.

DE SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. Editora Cultrix, 2008.

D’ÁVILA, C. Decifra-me ou te devorarei: o que pode o professor frente ao livro didático? 2.ed. – Salvador: EDUNEB, EDUFBA, 2013.

DINIZ, Neusa Lopes Bispo; PACHECO, Lílian Miranda Bastos. HABILIDADES METAFONOLÓGICAS: algumas reflexões sobre o trabalho docente. Revista Exitus, Pará, v. 02, n. 01, p. 201-216, jan./jun. 2012. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/83/83. Acesso em: 4 dez. 2020.

FARIAS, Josivania Silva et al. Inclusão digital na terceira idade: um estudo sobre a propensão de idosos à adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Revista Gestão e Tecnologia, Brasília, v. 15, n. 3, p. 164-188, set./dez. 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21740/1/ARTIGO_InclusaoDigitalTerceiraIdade.pdf. Acesso em: 27 nov. 2020.

GOULART, C. M. A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Revista de Estudos do Discurso, vol. 9, n. 2, São Paulo, Dez. 2014, p.35-51. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a04v9n2.pdf. Acesso em: 3 dez. 2020.

LIMA, K. C. O envelhecimento e as múltiplas faces das desigualdades no Brasil [online]. Scielo em perspectiva: Humanas, 2020. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/06/23/o-envelhecimento-e-as-multiplas-faces-das-desigualdades-no-brasil/. Acesso em: 20 nov. 2020.

LENOIR, Yves. Médiation cognitive et mediation diactique. In: RAISKY, C; CAILLOT, M. Au-delà des didactiques, le didactique: débats autor de concepts fédérateurs. Paris; Bruxelas: DE Boeck e Larcier, 1996.

LOPES, Renata Francioni; LOPES, Maria Teresinha Francioni; CAMARA, Vilma Duarte. Entendendo a solidão do idoso. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, RBCEH, Passo Fundo, v. 6, n. 3, p. 373-371, set/ dez. 2009. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/362/818. Acesso em: 23 nov. 2020.

MASSI, Giselle et al. Práticas de letramento no processo de envelhecimento. Rev. bras. Geriatra. gerontol., abril de 2010, vol. 13, n.1, p. 59-71. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbgg/v13n1/a07v13n1.pdf. Acesso em: 1º dez. 2020.

SANTOS, Áurea da Silva Pereira. Memórias de letramento de idosos: a leitura e a escrita como bens simbólicos de inclusão e/ou exclusão social. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 9, p. 137-145, ago./dez. 2009. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1152/990. Acesso em: 29 nov. 2020.

TORQUATO, Rebecca; MASSI, Giselle; SANTANA, Ana Paula. Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade. Psicol. Reflex. Crit, v. 24, n. 1, p. 89-98, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prc/v24n1/v24n1a11. Acesso em: 20 set. 2020.

VERAS, Renato Peixoto; OLIVEIRA, Martha. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo de cuidado. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 6, p. 1929-1936, jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n6/1413-8123-csc-23-06-1929.pdf. Acesso em: 2 dez. 2020.

VIEIRA, Rodrigo de Sena et al. Estereótipos e preconceito contra os idosos. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia Social, Universidade Federal de Sergipe. Sergipe, 134 p., 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-21