Formatação e edição do texto acadêmico em um curso de extensão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e84925Resumo
Neste artigo apresentamos nossas experiências na oferta do curso de extensão Edição e Formatação de textos acadêmicos. Para tanto, discutimos a noção de formatação e edição de textos acadêmicos como parte fundamental para o processo de formação do aluno do ensino superior com relação ao conhecimento e experiências com Gêneros Textuais acadêmicos. Por conta de termos adotado a perspectiva teórica de Letramento Acadêmico, consideramos metodologicamente o conhecimento prévio que os alunos poderiam possuir sobre a manipulação de textos em editores automáticos, caracterizando o referido curso como de atualização de conteúdos e auxílio à formação acadêmica dos participantes. Como resultado, além da própria oferta do curso, apresentamos a criação de um material didático e multimodal que embasou o curso, além da oportunidade de o curso ter ocorrido de maneira virtual, por conta do distanciamento social imposto pela pandemia de SARS-CoV-2.
Referências
BRASIL. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D19851.htmimpressao.htm
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília/DF: MEC/SEF, 2000. 71p.
FEDERAL, Senado. Constituição. Brasília/DF, 1988.
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, v.20, 2003.
MASCARENHAS, A.L.L.D.; DA-SILVA, M.R.F.; TORRES, M.B.R. A posição da extensão universitária no espaço acadêmico brasileiro: aspectos legais e campo de lutas. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 18, n. 38, p. 2-16, 2021.
SILVA, E.M.; CASTANHEIRA, M.L. Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de graduação. Revista Diálogo das Letras. v. 8, n. 3, p. 2-21, 2019.
SOUZA, J.W.C.; SILVA, G.L. Manual de edição e formatação de textos acadêmicos. Varginha/MG: Universidade Federal de Alfenas, 2022. 40p. E-book.
STEIGLEDER, L.I.; ZUCCHETTI, D.T.; MARTINS, R.L. Trajetória para curricularização da extensão universitária: contribuições do Fórum Nacional de Extensão das Universidades Comunitárias-FOREXT e a definição de diretrizes nacionais. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 3, p. 167-174, 2019.
VIEIRA, F.E.; FARACO, C.A. Escrever na universidade: Fundamentos. São Paulo: Parábola, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.