Formatação e edição do texto acadêmico em um curso de extensão

Autores

  • Jackson Wilke da Cruz Souza Universidade Federal de Alfenas
  • Guilherme Lourenço da Silva Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e84925

Resumo

Neste artigo apresentamos nossas experiências na oferta do curso de extensão Edição e Formatação de textos acadêmicos. Para tanto, discutimos a noção de formatação e edição de textos acadêmicos como parte fundamental para o processo de formação do aluno do ensino superior com relação ao conhecimento e experiências com Gêneros Textuais acadêmicos. Por conta de termos adotado a perspectiva teórica de Letramento Acadêmico, consideramos metodologicamente o conhecimento prévio que os alunos poderiam possuir sobre a manipulação de textos em editores automáticos, caracterizando o referido curso como de atualização de conteúdos e auxílio à formação acadêmica dos participantes. Como resultado, além da própria oferta do curso, apresentamos a criação de um material didático e multimodal que embasou o curso, além da oportunidade de o curso ter ocorrido de maneira virtual, por conta do distanciamento social imposto pela pandemia de SARS-CoV-2.

Biografia do Autor

Jackson Wilke da Cruz Souza, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Linguística (2019) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (PPGL-UFSCar) , na linha de pesquisa Descrição, Análise e Processamento Automático de Línguas Naturais (PLN). Mestre (2015) e Bacharel (2013) em Linguística pela UFSCar, com ênfase em PLN, atuando principalmente nas subáreas de Linguística de corpus, Semântica computacional, Terminologia, Sumarização automática e Análise textual. É professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG), campus avançado de Varginha. 

Guilherme Lourenço da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas.

Referências

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Publicado

2022-04-19