Formatting and editing the academic text in an extension course
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e84925Abstract
In this paper, we present our experiences in offering the extension course Editing and Formatting Academic Texts. Therefore, we discuss the notion of formatting and editing academic texts as a fundamental part of the process of training higher education students in terms of knowledge and experiences with academic textual genres. Because we have adopted the theoretical perspective of Academic Literacy, we methodologically consider the prior knowledge that students could have about the manipulation of texts in automatic editors, characterizing the referred course as content update and assistance to the academic training of the participants. As a result, in addition to the course offering itself, we present the creation of a didactic and multimodal material that supported the course, in addition to the opportunity for the course to have taken place virtually, due to the social distance imposed by the SARS-CoV-2 pandemic.
References
BRASIL. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D19851.htmimpressao.htm
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília/DF: MEC/SEF, 2000. 71p.
FEDERAL, Senado. Constituição. Brasília/DF, 1988.
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, v.20, 2003.
MASCARENHAS, A.L.L.D.; DA-SILVA, M.R.F.; TORRES, M.B.R. A posição da extensão universitária no espaço acadêmico brasileiro: aspectos legais e campo de lutas. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 18, n. 38, p. 2-16, 2021.
SILVA, E.M.; CASTANHEIRA, M.L. Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de graduação. Revista Diálogo das Letras. v. 8, n. 3, p. 2-21, 2019.
SOUZA, J.W.C.; SILVA, G.L. Manual de edição e formatação de textos acadêmicos. Varginha/MG: Universidade Federal de Alfenas, 2022. 40p. E-book.
STEIGLEDER, L.I.; ZUCCHETTI, D.T.; MARTINS, R.L. Trajetória para curricularização da extensão universitária: contribuições do Fórum Nacional de Extensão das Universidades Comunitárias-FOREXT e a definição de diretrizes nacionais. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 3, p. 167-174, 2019.
VIEIRA, F.E.; FARACO, C.A. Escrever na universidade: Fundamentos. São Paulo: Parábola, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.