Adaptação virtual de um programa de extensão universitária durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e85468Palavras-chave:
Extensão, Educação em Saúde, Crianças e Adolescentes, Metodologias Virtuais, PandemiaResumo
Em 2020, com o início do isolamento social para minimizar a transmissão do vírus causador da COVID-19, a Universidade de Blumenau instituiu a metodologia de ensino à distância e o Programa de Extensão DoceVita – Educação e saúde para crianças e adolescente com doença crônica, e seus Projetos integrantes - Doce Alegria, Doce Sorriso e Supravita – aderiram à metodologia virtual. Este trabalho tem como objetivo relatar produções de materiais e adaptações metodológicas realizadas no plano de trabalho de 2020. Foram realizadas consultas de telemonitoramento, encontros síncronos virtuais, postagens em mídias digitais, atividades de educação em saúde mediadas por tecnologia, formação e atendimentos respeitando os protocolos de segurança e produção técnica e científica. Concluiu-se que comunicação mediada por tecnologia diminuiu o distanciamento, otimizou tempo e permitiu maior conexão e alcance com o público-alvo, apesar de não substituir algumas atividades presenciais de interação in loco que possibilitam integração mais individualizada e humanizada.
Referências
BATISTA, Nildo Alves; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Educação interprofissional na formação em saúde: tecendo redes de práticas e saberes. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, p. 202-204, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/kh54yfRbjcFfdzmGXj8rP3M/ .Acesso em: 03 mar. 2023.
BOGGAN, Joel C. et al. Effectiveness of acute care remote triage systems: a systematic review. Journal of general internal medicine, v. 35, n. 7, p. 2136-2145, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11606-019-05585-4?wt_mc=Internal.Event.1.SEM.ArticleAuthorOnlineFirst&utm_source=ArticleAuthorOnlineFirst&utm_medium=email&utm_content=AA_en_06082018&ArticleAuthorOnlineFirst_20200103. Acesso em: 03 mar. 2023.
BROGNOLI, Paula Caldas; DIAS, Maria Sara de Lima. A extensão universitária, a interdisciplinaridade e viabilidade durante o COVID-19: uma relação transformadora entre universidade e sociedade. International Journal of Digital Law, v. 2, n. 1, p. 33-34, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47975/digital.law.vol.2.n.1.especial. Acesso em: 28 fev. 2023.
CAETANO, Rosângela et al . Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 5, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X2020000503001&lng=en&nrm=iso. Acesso em 14 maio 2021.
CARPES, Pâmela Billig Mello et al. Experiências vivenciadas na manutenção do Programa de Extensão Popneuro durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Expressa Extensão, v.26, n.1, p.350-361. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348216971_experiencias_vivenciadas_na_manutencao_do_programa_de_extensao_popneuro_durante_o_periodo_de_distanciamento_social_imposto_pela_pandemia_da_covid-19. Acesso em 7 jun. 2021.
CRUZ, Daniela Imolesi et al. O uso das mídias digitais na educação em saúde. Cadernos da FUCAMP, v. 10, n. 13, 2013. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/215. Acesso em 16 maio 2021.
DEUS, Sandra de Fátima Batista. A extensão universitária e o futuro da universidade. Espaço Pedagógico, v. 25, n. 3, p. 624-633, 2018. Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep. Acesso em: 7 jun. 2021.
DINIZ, Emily Gabriele Marques et al. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/43064417/Educa%C3%A7%C3%A3o_e_Covid_19_as_tecnologias_digitais_mediando_a_aprendizagem_em_tempos_de_pandemia. Acesso em: 21 jun. 2021.
DOS SANTOS, Lucas Emanuel et al. PET-Saúde/Interprofissionalidade: educação em saúde e mídias digitais em tempos de pandemia. Saúde em Redes, v. 6, n. 2Sup, p. 155-166, 2020. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/3250. Acesso em 28 jun. 2021.
DWECK, Esther et al. Impactos macroeconômicos e setoriais da Covid-19 no Brasil. Nota técnica. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de economia - grupo indústria e competitividade. Rio de Janeiro, v.1, p. 01- 45, 2020. Disponível em: https://www.ie.ufrj.br/images/IE/grupos/GIC/GIC_IE_NT_ImpactosMacroSetoriaisdaC19noBrasilvfinal22-05-2020.pdf. Acesso em 7 jun. 2021.
FERNANDES, Sâmara Fontes et al. Trabalho interprofissional em saúde no contexto da pandemia de COVID-19: uma scoping review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 55, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/Q5xzBG8qVcZcbWMpGktLXQq/. Acesso em: 28 fev. 2023.
GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire. São Paulo, v. 15, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 11 de jun. 2021.
HOSSEINZADEH, Pouya et al. Consequências sociais da pandemia de COVID-19. Uma revisão sistemática. Invest. educ. enferm, v.40, n.1, e.10, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.17533/udea.iee.v40n1e10. Acesso em: 28 fev. 2023.
MARTINS, Sandra Cristina Batista et al. As Tecnologias na Educação em Tempos de Pandemia. Interacções. Portugal. v. 16, n. 55, p. 6-27, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21019. Acesso em: 5 maio 2021.
MÉLO, Cláudia Batista et al. A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development. São Paulo, v.10, n.3, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349799057_A_extensao_universitaria_no_Brasil_e_seus_desafios_durante_a_pandemia_da_COVID-19. Acesso em: 9 jun. 2021.
NASCIMENTO, Durbens Martins; DE SOUZA SOUZA, Cristina Frassinette Lima. Política nacional de extensão universitária: análise da experiência do instituto de ciências da saúde da UFPA. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 14, n. 26, p. 23-44, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/48569-Texto%20do%20Artigo-179359-3-10-20171109.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.
RODRIGUES, Alana Pereira et al. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS em Revista, v. 2, n. 2, p. 189-196, 2020. Disponível em: https://apsemrevista.org/aps/article/view/100. Acesso em: 28 fev. 2023.
RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais. Aracaju, v.1, n.16, p. 141- 148, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/494-Texto%20do%20artigo-2000-1-10-20130225%20(2).pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
SCHRODER, Ana Carolina et al. Telessaúde em um centro de referência em Diabetes Mellitus: uma análise transversal. Escola Anna Nery, v. 25, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/MCQ8Czrzhcy7r456jMW8Qkd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 mar. 2023.
TRI SAKTI, Andi Muhammad et al. Impact of COVID-19 on School Populations and Associated Factors: A Systematic Review. International journal of environmental research and public health, v.19, n.7, 2022, 19, Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph19074024. Acesso em: 28 fev. 2023.
VARGAS Deisi Maria et al. DOCEVITA: Educação e saúde para crianças e adolescentes com doença crônica. Blumenau, SC: Universidade Regional de Blumenau, 2019. 15 p.
VARGAS, Deisi Maria et al. Telessaúde com crianças e adolescentes com diabetes: uma possibilidade de monitoramento em tempos de covid-19. Revista Científica Saúde e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. e2185-e2185, 2022. Disponível em: https://www.recisatec.com.br/index.php/recisatec/article/view/85. Acesso em: 28 fev. 2023.
VARGAS, Deisi Maria et al. Um olhar psicanalítico sobre crianças e adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1 e seus familiares. Revista Psicologia e Saúde, v. 12, n. 1, p. 87-100, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2020000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 mar. 2023.
VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike. C.C. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC). Florianópolis, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/ensinomedioemsc. Acesso em: 19 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.