Adaptation virtual of an extension program during the pandemia of the Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e85468Keywords:
Extension, Health Education, Children and Adolescents, Virtual Methodologies, PandemicAbstract
In 2020, with the beginning of social isolation to minimize the transmission of the virus that causes COVID-19, the University of Blumenau instituted the distance learning methodology and the DoceVita Extension Program – Education and health for children and adolescents with chronic illness, and its member projects - Doce Alegria, Doce Sorriso and Supravita – adhered to the virtual methodology. This work aims to report material productions and methodological adaptations carried out in the 2020 work plan. Of safety and technical and scientific production. It was concluded that technology-mediated communication reduced distance, optimized time and allowed greater connection and reach with the target audience, although it does not replace some face-to-face interaction activities in loco that enable more individually and humanized integration.
References
BATISTA, Nildo Alves; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Educação interprofissional na formação em saúde: tecendo redes de práticas e saberes. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, p. 202-204, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/kh54yfRbjcFfdzmGXj8rP3M/ .Acesso em: 03 mar. 2023.
BOGGAN, Joel C. et al. Effectiveness of acute care remote triage systems: a systematic review. Journal of general internal medicine, v. 35, n. 7, p. 2136-2145, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11606-019-05585-4?wt_mc=Internal.Event.1.SEM.ArticleAuthorOnlineFirst&utm_source=ArticleAuthorOnlineFirst&utm_medium=email&utm_content=AA_en_06082018&ArticleAuthorOnlineFirst_20200103. Acesso em: 03 mar. 2023.
BROGNOLI, Paula Caldas; DIAS, Maria Sara de Lima. A extensão universitária, a interdisciplinaridade e viabilidade durante o COVID-19: uma relação transformadora entre universidade e sociedade. International Journal of Digital Law, v. 2, n. 1, p. 33-34, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47975/digital.law.vol.2.n.1.especial. Acesso em: 28 fev. 2023.
CAETANO, Rosângela et al . Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 5, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X2020000503001&lng=en&nrm=iso. Acesso em 14 maio 2021.
CARPES, Pâmela Billig Mello et al. Experiências vivenciadas na manutenção do Programa de Extensão Popneuro durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Expressa Extensão, v.26, n.1, p.350-361. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348216971_experiencias_vivenciadas_na_manutencao_do_programa_de_extensao_popneuro_durante_o_periodo_de_distanciamento_social_imposto_pela_pandemia_da_covid-19. Acesso em 7 jun. 2021.
CRUZ, Daniela Imolesi et al. O uso das mídias digitais na educação em saúde. Cadernos da FUCAMP, v. 10, n. 13, 2013. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/215. Acesso em 16 maio 2021.
DEUS, Sandra de Fátima Batista. A extensão universitária e o futuro da universidade. Espaço Pedagógico, v. 25, n. 3, p. 624-633, 2018. Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep. Acesso em: 7 jun. 2021.
DINIZ, Emily Gabriele Marques et al. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/43064417/Educa%C3%A7%C3%A3o_e_Covid_19_as_tecnologias_digitais_mediando_a_aprendizagem_em_tempos_de_pandemia. Acesso em: 21 jun. 2021.
DOS SANTOS, Lucas Emanuel et al. PET-Saúde/Interprofissionalidade: educação em saúde e mídias digitais em tempos de pandemia. Saúde em Redes, v. 6, n. 2Sup, p. 155-166, 2020. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/3250. Acesso em 28 jun. 2021.
DWECK, Esther et al. Impactos macroeconômicos e setoriais da Covid-19 no Brasil. Nota técnica. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de economia - grupo indústria e competitividade. Rio de Janeiro, v.1, p. 01- 45, 2020. Disponível em: https://www.ie.ufrj.br/images/IE/grupos/GIC/GIC_IE_NT_ImpactosMacroSetoriaisdaC19noBrasilvfinal22-05-2020.pdf. Acesso em 7 jun. 2021.
FERNANDES, Sâmara Fontes et al. Trabalho interprofissional em saúde no contexto da pandemia de COVID-19: uma scoping review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 55, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/Q5xzBG8qVcZcbWMpGktLXQq/. Acesso em: 28 fev. 2023.
GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire. São Paulo, v. 15, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 11 de jun. 2021.
HOSSEINZADEH, Pouya et al. Consequências sociais da pandemia de COVID-19. Uma revisão sistemática. Invest. educ. enferm, v.40, n.1, e.10, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.17533/udea.iee.v40n1e10. Acesso em: 28 fev. 2023.
MARTINS, Sandra Cristina Batista et al. As Tecnologias na Educação em Tempos de Pandemia. Interacções. Portugal. v. 16, n. 55, p. 6-27, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21019. Acesso em: 5 maio 2021.
MÉLO, Cláudia Batista et al. A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development. São Paulo, v.10, n.3, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349799057_A_extensao_universitaria_no_Brasil_e_seus_desafios_durante_a_pandemia_da_COVID-19. Acesso em: 9 jun. 2021.
NASCIMENTO, Durbens Martins; DE SOUZA SOUZA, Cristina Frassinette Lima. Política nacional de extensão universitária: análise da experiência do instituto de ciências da saúde da UFPA. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 14, n. 26, p. 23-44, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/48569-Texto%20do%20Artigo-179359-3-10-20171109.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.
RODRIGUES, Alana Pereira et al. Telemonitoramento como estratégia de cuidado longitudinal a grupos prioritários em tempos da COVID-19: uma experiência na atenção primária à saúde do município de Vitória-ES. APS em Revista, v. 2, n. 2, p. 189-196, 2020. Disponível em: https://apsemrevista.org/aps/article/view/100. Acesso em: 28 fev. 2023.
RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais. Aracaju, v.1, n.16, p. 141- 148, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/494-Texto%20do%20artigo-2000-1-10-20130225%20(2).pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
SCHRODER, Ana Carolina et al. Telessaúde em um centro de referência em Diabetes Mellitus: uma análise transversal. Escola Anna Nery, v. 25, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/MCQ8Czrzhcy7r456jMW8Qkd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 mar. 2023.
TRI SAKTI, Andi Muhammad et al. Impact of COVID-19 on School Populations and Associated Factors: A Systematic Review. International journal of environmental research and public health, v.19, n.7, 2022, 19, Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph19074024. Acesso em: 28 fev. 2023.
VARGAS Deisi Maria et al. DOCEVITA: Educação e saúde para crianças e adolescentes com doença crônica. Blumenau, SC: Universidade Regional de Blumenau, 2019. 15 p.
VARGAS, Deisi Maria et al. Telessaúde com crianças e adolescentes com diabetes: uma possibilidade de monitoramento em tempos de covid-19. Revista Científica Saúde e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. e2185-e2185, 2022. Disponível em: https://www.recisatec.com.br/index.php/recisatec/article/view/85. Acesso em: 28 fev. 2023.
VARGAS, Deisi Maria et al. Um olhar psicanalítico sobre crianças e adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1 e seus familiares. Revista Psicologia e Saúde, v. 12, n. 1, p. 87-100, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2020000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 mar. 2023.
VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike. C.C. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC). Florianópolis, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/ensinomedioemsc. Acesso em: 19 jun. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.