Atividades educativas on-line no NETI Universidade Aberta para as Pessoas Idosas na pandemia Covid-19

Autores

  • Bárbara Cristina Tavares Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Michele Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Machado Castelli

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e90424

Palavras-chave:

Universidade, Idoso, Educação em Saúde, Determinantes Sociais da Saúde, Tecnologia Digital

Resumo

Este manuscrito descreve a experiência da equipe do NETI Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, no desenvolvimento do Projeto de Extensão NETI Saúde. Para a elaboração do trabalho construiu-se um instrumento, aplicado às pessoas idosas, para Levantamento de Necessidades de Treinamento. O instrumento foi ancorado no Referencial Teórico dos Determinantes Sociais da Saúde e a análise teve como foco evidenciar o conhecimento das pessoas idosas sobre os temas abordados. Foram utilizadas as plataformas Google Meet® e StreamYard® para transmitir quatro Lives via YouTube®, entre agosto e dezembro de 2021, com palestrantes experts nas temáticas. O produto das Lives resultou em quatro cartilhas sobre a temática de interesse dos alunos. Aliadas às novas formas de interação, essas tecnologias evidenciaram ser possível manter um vínculo educacional com os idosos, mesmo no isolamento social. O uso da tecnologia digital, nesta fase da vida e frente a uma pandemia, representou um desafio e um avanço. O conhecimento compartilhado foi uma importante ação desempenhada pelo NETI Universidade Aberta para as Pessoas Idosas.

Biografia do Autor

Bárbara Cristina Tavares, Universidade Federal de Santa Catarina

graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado profissional em Gestão do Cuidado pela Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Enfermeira e Agente de Comunicação no Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina - NETI/PROEX/UFSC.

Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Dom Domênico. Doutorado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente da Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina e do Departamento de Enfermagem (NFR) da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Secretária Adjunta da Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas (GESPI/UFSC). Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período entre agosto de 2019 e agosto de 2022.

Michele Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gerontologia pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade- NETI/ UFSC. Mestrado Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira no Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina - NETI/PROEX/UFSC. 

Carolina Machado Castelli

Graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pedagoga no Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina - NETI/PROEX/UFSC. 

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Publicado

2023-08-23