Xadrez na escola: um projeto durante a pandemia do Covid-19, no estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e90896Palavras-chave:
Xadrez, Escola, Ensino RemotoResumo
O xadrez é uma excelente ferramenta facilitadora da aprendizagem e que pode desenvolver as capacidades dos alunos, colaborando na construção da conscientização individual e coletiva. O projeto de extensão Xadrez na Escola realizado na Universidade Estadual do Maranhão, teve como objetivo principal inserir o xadrez como prática esportiva no auxílio de melhor pensamento interpretativo e raciocínio lógico. Além de oferecer uma modalidade desportiva aos alunos ainda pouco difundida na escola. O projeto foi aplicado com alunos 143 alunos de 11 escolas públicas, 2 alunos de 2 escolas privadas e 3 alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão (IFMA) da cidade de São João dos Patos. As aulas aconteceram através de videochamadas por meio da plataforma google meet. Para o ensino do xadrez, utilizou-se as plataformas Chess.com e Lichess.org, com aulas teóricas e práticas. O projeto foi acolhido pela comunidade com uma participação relevante em seu início, aos poucos os iniciantes puderam aprender e desenvolver seus conhecimentos nas plataformas e durante as aulas. Portanto, conclui-se que o xadrez quando utilizado no aprendizado, ajuda a desenvolver habilidades como a concentração, estratégia, julgamento, planejamento e memória.
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