Xadrez na escola: um projeto durante a pandemia do Covid-19, no estado do Maranhão

Autores

  • Alex Araújo do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão
  • Deyllyane Fernandes de Sousa Gonçalves Universidade Estadual do Maranhão
  • Alfredo Mendes Universidade Estadual do Maranhão
  • Regina Célia Vilanova Campelo Universidade Estadual do Maranhão
  • Marcos Antonio do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e90896

Palavras-chave:

Xadrez, Escola, Ensino Remoto

Resumo

O xadrez é uma excelente ferramenta facilitadora da aprendizagem e que pode desenvolver as capacidades dos alunos, colaborando na construção da conscientização individual e coletiva. O projeto de extensão Xadrez na Escola realizado na Universidade Estadual do Maranhão, teve como objetivo principal inserir o xadrez como prática esportiva no auxílio de melhor pensamento interpretativo e raciocínio lógico. Além de oferecer uma modalidade desportiva aos alunos ainda pouco difundida na escola. O projeto foi aplicado com alunos 143 alunos de 11 escolas públicas, 2 alunos de 2 escolas privadas e 3 alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão (IFMA) da cidade de São João dos Patos. As aulas aconteceram através de videochamadas por meio da plataforma google meet. Para o ensino do xadrez, utilizou-se as plataformas Chess.com e Lichess.org, com aulas teóricas e práticas. O projeto foi acolhido pela comunidade com uma participação relevante em seu início, aos poucos os iniciantes puderam aprender e desenvolver seus conhecimentos nas plataformas e durante as aulas. Portanto, conclui-se que o xadrez quando utilizado no aprendizado, ajuda a desenvolver habilidades como a concentração, estratégia, julgamento, planejamento e memória.

Biografia do Autor

Alex Araújo do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Maranhão.

Deyllyane Fernandes de Sousa Gonçalves, Universidade Estadual do Maranhão

Discente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Maranhão.

Alfredo Mendes, Universidade Estadual do Maranhão

Discente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Maranhão.

Regina Célia Vilanova Campelo, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Maranhão.

Marcos Antonio do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorado em Ciências pelo departamento de Medicina (Translacional) da Universidade Federal de São Paulo. Professor adjunto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Maranhão. Coordenador do grupo de pesquisa em Fisiologia, Nutrição e Exercício (FiNEx-Cnpq/UEMA). Professor e Orientador do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2023-04-27