Capacitação de funcionárias de clínicas de saúde bucal: um caminho para a humanização do atendimento odontológico

Autores

  • Isabella Ribas Stadelmann Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e91320

Palavras-chave:

Humanização da Assistência, Capacitação em Serviço, Assistência Odontológica

Resumo

Considerando que as condutas de acolhimento na Odontologia interferem na qualidade e no sucesso do atendimento, o objetivo do presente artigo é relatar a capacitação de funcionárias de clínicas de saúde bucal, com foco na humanização do atendimento odontológico. Métodos: Foram desenvolvidas atividades extensionistas de capacitação em serviço junto à totalidade de funcionárias das clínicas odontológicas de uma universidade do sul do Brasil, por meio de diálogo individual e disseminação de instrumentos educativos. Resultados: De forma direta as participantes relataram auto compreensão e valorização do processo de acolhimento em saúde bucal, e sentimento de pertencimento ao curso. Indiretamente apontaram a percepção de motivação e realização individual dos pacientes. Conclusão: A capacitação de funcionárias públicas se mostra como prática de saúde promissora para a humanização do atendimento odontológico.

Biografia do Autor

Isabella Ribas Stadelmann, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2018-2022).

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -PR (1996), mestrado em Odontologia Social pela Universidade Camilo Castelo Branco -SP (2001), doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP (2009) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP (2016). Atualmente é professora associada do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua nas disciplinas de Saúde Coletiva e Práticas de Saúde Bucal do curso de Odontologia. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua na disciplina de Triangulação de Métodos de Pesquisa.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 3, de 19 de Fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, Brasília, 19 fev. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ cne/arquivos/pdf/CES0320 02.pdf.). Acesso em 09. junho. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Brasília, 2008.

CAVALCANTI, Rafaella Bandeira de Melo Souza et al. Promoção de saúde bucal, diminuição do medo e aumento do vínculo com pacientes pediátricos na sala de espera odontológica: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 11, p. e4991-e4991, 2020.

CAVALCANTI, Samantha; GONNELLI, Fernanda Aurora Stabile; DO CARMO, Elaine Dias. Utilização Da Simulação Realística Como Ferramenta Pedagógica Para Desenvolver Habilidades Comportamentais De Empatia E Humanização Na Educação Em Odontologia. Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753), v. 9, n. 3, p. 52-59, 2020.

DE OLIVEIRA, Francisco Célio; DE MARINS, Márcio Sampaio. O atendimento humanizado como fator de diferenciação do profissional da Odontologia em relação à pacientes fóbicos: Revisão de literatura. Archives of Health, v. 1, n. 3, p. 78-94, 2020.

DE SOUZA OLIVEIRA, Carla et al. Anxiety in patients attending dental university clinics. Revista da ABENO, v. 18, n. 4, p. 103-111, 2018

DONIZETE, Donizete Vago Daher et al. A construção do vínculo entre o homem e o serviço de atenção básica de saúde. Revista Cubana de Enfermería, v. 33, n. 1, 2017.

EMMI, Danielle Tupinambá et al. Humanização no acolhimento aos usuários das clínicas de ensino da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará: cinco anos de experiência de um projeto de extensão. Revista Conexão UEPG, v. 12, n. 3, p. 476-486, 2016.

MATOS, Roberto Rosa de. VÍNCULO E PERTENCIMENTO: Uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores de aprendizagem, nas aulas de Educação Física Especial. Porto Alegre, 2017. Disponível em: 41 . Acesso em 17 de junho de 2022.

NASCIMENTO, A.; SILVA, H. N.; FONSECA DE BRITO, O. F.; BARREIRA, A. Satisfação dos usuários atendidos na Clínica Integral de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco e fatores associados. Revista da Faculdade de Odontologia - UPF, v. 25, n. 1, p. 66-73, 16 dez. 2020.

OLIVEIRA, Mayara Monique Silva et al. Aspectos psicossociais relacionados ao paciente desdentado: Uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, v. 1, p. e2477-e2477, 2020.

REZENDE, Maria Cristina Rosifini Alves et al. Acolhimento e bem estar no atendimento odontológico humanizado: o papel da empatia. Archives of Health Investigation, v. 4, n. 3, 2015.

SOARES, L. F., PESSOA, R. F. A., & DIAS, K. S. P. A. (2021). Avaliação epidemiológica da ansiedade dos pacientes ao tratamento odontológico. Research, Society and Development, 10(15), e347101522917-e347101522917.)

SOBRINHO, Adailson José Souza Santos; SANTOS, Jailma Frias. Importância da humanização na adesão dos usuários aos serviços de Saúde na atenção primária. Disciplinarum Scientia| Saúde, v. 22, n. 1, p. 369-378, 2021. SUS e Organizadores , Política Nacional de Humanização, 1ª edição, 2004.

THOMES, Caroline Rodrigues; DOS SANTOS, Jonata Leal; MARTINS, Maria Eduarda. Humanização na odontologia: revisão de literatura. Sociedade Cearence de Pesquisa, 2021.

TORRES-MARTÍNEZ, Pilar Alejandra et al. Niveles de empatía en estudiantes de Odontología de la Universidad San Sebastián, Concepción, Chile. Revista de la facultad de medicina, Bogotá, 2017.

VIEIRA, Millena Jardim et al. Acolhimento na Faculdade de Odontologia da UFMG: humanização no atendimento dos pacientes. Revista da ABENO, v. 21, n. 1, p. 1691-1691, 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-23