Bem-estar animal em foco: conscientização infantil através da arte em município de Santa Catarina

Autores

  • Gabriele Frizzo Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Alcidelene Tairine Rosário Vaz Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Rosane Maria Guimarães da Silva Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Malcon Andrei Martinez Pereira Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Marcy Lancia Pereira Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e95008

Palavras-chave:

Guarda Responsável, Atividades Lúdicas, Educação Infantil, Extensão

Resumo

Desde 2019, o projeto "Contando Histórias sobre guarda responsável, saúde e bem-estar animal" da Universidade Federal de Santa Catarina conscientiza crianças sobre saúde única através de ferramentas artísticas. Abordando o abandono de animais e superpopulação, integra estudantes e docentes de Medicina Veterinária à comunidade local. Ao envolver as crianças em atividades lúdicas e interativas, os resultados evidenciam o engajamento e conscientização sobre a temática e o estabelecimento de um vínculo significativo entre a universidade e a comunidade. O projeto não apenas forma uma geração consciente na proteção dos animais, mas destaca a interconexão entre a saúde humana, ambiental e animal, contribuindo para uma conscientização integral. Essa iniciativa busca transformar positivamente a relação entre pessoas e animais, construindo um futuro sustentável.

Biografia do Autor

Gabriele Frizzo Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Catarina e Licencianda em Ciências Biológicas na Universidade Cruzeiro do Sul.

Alcidelene Tairine Rosário Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosane Maria Guimarães da Silva , Universidade Federal de Santa Catarina

Médica Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Doutora em Ciências (Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências (Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Docente no curso de Medicina Veterinária UFSC – Campus Curitibanos.

Malcon Andrei Martinez Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Docente no curso de Medicina Veterinária UFSC – Campus Curitibanos, ocupando atualmente a Coordenação do curso.

Marcy Lancia Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Médica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Campus Jaboticabal, Mestre em Cirurgia Veterinária pela mesma instituição e Doutora em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Docente no curso de Medicina Veterinária UFSC – Campus Curitibanos.

Referências

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? 2017. Instituto Paulo Freire.

GRISOLIO, Ana Paula Rodomilli et al. O comportamento de cães e gatos: sua importância para a Saúde Pública. 2017. Journal of Veterinary Science and Public Health.

LERNER, Henrik; BERG, Charlotte. The concept of health in One Health and some practical implications for research and education: what is One Health? 2015. Journal Infect Ecol Epidemiol.

MATTOS, Mússio Pirajá et al. Ver, rever e transver: iluminando a formação interdisciplinar com educadores da saúde coletiva. 2020. Interface (Botucatu).

MENDES, Suelen Custódia; GOMIDES, Antônio Frederico de Freitas. A utilização de jogos como recursos didáticos facilitadores no ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio. 2020. Revista de Educación en Biología.

SILVA, Anita de Souza et al. Abandono de animais: um problema de saúde pública em região do nordeste, brasil. um problema de saúde pública em região do Nordeste, Brasil. 2021. Brazilian Journal of Development.

SANTOS, Jordanna Sanzoni Bruno dos. A importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. 2021. Monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso (TCC) do Curso de Pedagogia, da Escola de Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

SILVA, Wagner Pires da. Extensão Universitária: um conceito em construção. 2020. Revista Extensão & Sociedade.

Downloads

Publicado

2024-07-26