Bem-estar animal em foco: conscientização infantil através da arte em município de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e95008Palavras-chave:
Guarda Responsável, Atividades Lúdicas, Educação Infantil, ExtensãoResumo
Desde 2019, o projeto "Contando Histórias sobre guarda responsável, saúde e bem-estar animal" da Universidade Federal de Santa Catarina conscientiza crianças sobre saúde única através de ferramentas artísticas. Abordando o abandono de animais e superpopulação, integra estudantes e docentes de Medicina Veterinária à comunidade local. Ao envolver as crianças em atividades lúdicas e interativas, os resultados evidenciam o engajamento e conscientização sobre a temática e o estabelecimento de um vínculo significativo entre a universidade e a comunidade. O projeto não apenas forma uma geração consciente na proteção dos animais, mas destaca a interconexão entre a saúde humana, ambiental e animal, contribuindo para uma conscientização integral. Essa iniciativa busca transformar positivamente a relação entre pessoas e animais, construindo um futuro sustentável.
Referências
GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? 2017. Instituto Paulo Freire.
GRISOLIO, Ana Paula Rodomilli et al. O comportamento de cães e gatos: sua importância para a Saúde Pública. 2017. Journal of Veterinary Science and Public Health.
LERNER, Henrik; BERG, Charlotte. The concept of health in One Health and some practical implications for research and education: what is One Health? 2015. Journal Infect Ecol Epidemiol.
MATTOS, Mússio Pirajá et al. Ver, rever e transver: iluminando a formação interdisciplinar com educadores da saúde coletiva. 2020. Interface (Botucatu).
MENDES, Suelen Custódia; GOMIDES, Antônio Frederico de Freitas. A utilização de jogos como recursos didáticos facilitadores no ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio. 2020. Revista de Educación en Biología.
SILVA, Anita de Souza et al. Abandono de animais: um problema de saúde pública em região do nordeste, brasil. um problema de saúde pública em região do Nordeste, Brasil. 2021. Brazilian Journal of Development.
SANTOS, Jordanna Sanzoni Bruno dos. A importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. 2021. Monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso (TCC) do Curso de Pedagogia, da Escola de Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SILVA, Wagner Pires da. Extensão Universitária: um conceito em construção. 2020. Revista Extensão & Sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.