Bienestar animal en el foco: concientización infantil a través del arte en el municipio de Santa Catarina

Autores/as

  • Gabriele Frizzo Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Alcidelene Tairine Rosário Vaz Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Rosane Maria Guimarães da Silva Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Malcon Andrei Martinez Pereira Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Marcy Lancia Pereira Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e95008

Palabras clave:

Bienestar Animal, Actividades Lúdicas, Educación Infantil, Extensión

Resumen

Desde 2019, el proyecto "Contando Historias sobre tenencia responsable, salud y bienestar animal" de la Universidad Federal de Santa Catarina ha estado concientizando a los niños sobre la salud integral a través de herramientas artísticas. Abordando el abandono de animales y la superpoblación, integra a estudiantes y profesores del programa de Medicina Veterinaria en la comunidad local. Al involucrar a los niños en actividades lúdicas e interactivas, los resultados demuestran compromiso y conciencia del tema, estableciendo una conexión significativa entre la universidad y la comunidad. El proyecto no solo forma una generación consciente en la protección animal, sino que también destaca la interconexión entre la salud humana, ambiental y animal, contribuyendo a la conciencia integral. Esta iniciativa busca transformar positivamente la relación entre las personas y los animales, construyendo un futuro sostenible.

Biografía del autor/a

Gabriele Frizzo Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Catarina e Licencianda em Ciências Biológicas na Universidade Cruzeiro do Sul.

Alcidelene Tairine Rosário Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosane Maria Guimarães da Silva , Universidade Federal de Santa Catarina

Médica Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Doutora em Ciências (Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências (Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Docente no curso de Medicina Veterinária UFSC – Campus Curitibanos.

Malcon Andrei Martinez Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Docente no curso de Medicina Veterinária UFSC – Campus Curitibanos, ocupando atualmente a Coordenação do curso.

Marcy Lancia Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Médica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Campus Jaboticabal, Mestre em Cirurgia Veterinária pela mesma instituição e Doutora em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Docente no curso de Medicina Veterinária UFSC – Campus Curitibanos.

Citas

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? 2017. Instituto Paulo Freire.

GRISOLIO, Ana Paula Rodomilli et al. O comportamento de cães e gatos: sua importância para a Saúde Pública. 2017. Journal of Veterinary Science and Public Health.

LERNER, Henrik; BERG, Charlotte. The concept of health in One Health and some practical implications for research and education: what is One Health? 2015. Journal Infect Ecol Epidemiol.

MATTOS, Mússio Pirajá et al. Ver, rever e transver: iluminando a formação interdisciplinar com educadores da saúde coletiva. 2020. Interface (Botucatu).

MENDES, Suelen Custódia; GOMIDES, Antônio Frederico de Freitas. A utilização de jogos como recursos didáticos facilitadores no ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio. 2020. Revista de Educación en Biología.

SILVA, Anita de Souza et al. Abandono de animais: um problema de saúde pública em região do nordeste, brasil. um problema de saúde pública em região do Nordeste, Brasil. 2021. Brazilian Journal of Development.

SANTOS, Jordanna Sanzoni Bruno dos. A importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. 2021. Monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso (TCC) do Curso de Pedagogia, da Escola de Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

SILVA, Wagner Pires da. Extensão Universitária: um conceito em construção. 2020. Revista Extensão & Sociedade.

Publicado

2024-07-26