Grupos vinculados ao NETI-UNAPI: características e implicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e97592

Palavras-chave:

Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, Grupos, Pessoas Idosas, Extensão, NETI-UNAPI

Resumo

O NETI é uma Universidade Aberta para as Pessoas Idosas que promove atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão com foco nas pessoas idosas, as integrando no meio acadêmico e comunitário. Este artigo identifica e caracteriza os grupos vinculados ao NETI, analisando suas implicações para os participantes e para o programa de extensão. Esta pesquisa, realizada de agosto de 2022 a junho de 2023, adotou três etapas metodológicas: identificação dos grupos; levantamento e organização de dados e; análise de características e implicações. Como resultado, foram identificados 10 grupos, cujas implicações aos participantes incluem: aprendizado contínuo e desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento cognitivo e criativo; aprendizagem e colaboração entre pares; socialização e bem-estar emocional; autonomia e protagonismo; conexão intergeneracional. Quanto ao NETI, promovem: reconhecimento e valorização; diversificação de atividades; redução da carga operacional; ampliação de parcerias e recursos; integração comunitária; desenvolvimento de estudos e pesquisas. Os grupos impactam tanto as pessoas idosas quanto as instituições que os apoiam, gerando reflexos positivos em toda sociedade.

Biografia do Autor

Franciele Forcelini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e mestre pelo programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de gestão. Especialista em Master Design pela Sustentare - Escola de Negócios/EBS Business School e técnica em Design de Interiores pelo Instituto Brasileiro de Design de Interiores (IBDI). 

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora permanente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina/Universidad Politécnica de Valencia (Espanha), Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo pela UFSC. Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design pela UFSC. Coordenadora de Projetos do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório de Design e Usabilidade (NGD-LDU) da UFSC e membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA-CAPES).

Referências

ARCHER, Walter; KOPS, William J. Older adult learners: An opportunity for universities. Inequality, innovation and reform in higher education. Challenges of migration and ageing populations, p. 251-264, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-28227-1_17. Acesso em: 14 ago. 2024.

AMAG. AMAG-UFSC: Estatuto Social. Florianópolis: Acervo AMAG, 1994.

CABRAL, Zilda M. S. Entrevista sobre o grupo Abelhinhas Artesãs. Entrevistadora: Franciele Forcelini. Out. 2022. NETI-UNAPI. Florianópolis.

CACHIONI, Meire; ORDONEZ, T. N. Universidade da Terceira Idade. In: FREITAS, Elizabete Viana; P Y, Ligia. Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. P. 1604–1612.

CASANOVA, Giuliana; WEIL, Joyce; CERQUEIRA, Margarida. The evolution of universities of the third age around the world: A historical review. Gerontology & Geriatrics Education, v. 45, n. 3, p. 483-498, 2024. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37408316/. Acesso em: 14 ago. 2024.

CENETI. Apresentação das ações da gestão 2019-2023. Florianópolis, 2022.

CLARKSON, John et al. Inclusive design: Design for the whole population. [S.l.]: Springer Science & Business Media, 2013.

COSTA et al. Boas práticas de extensão universitária para pessoas idosas no Brasil. In: MARTINS, Simone et. al. (org.) A universidade e o envelhecimento populacional: diálogos e experiências em construção no Brasil. Viçosa, MG: UFV, IPPDS, 2023. 177 p. Disponível em: https://portaldoenvelhecimento.com.br/a-universidade-e-o-envelhecimento-populacional-disponivel-em-e-book/. Acesso em: 08 ago. 2024.

ESTAMOS AÍ. 2023. Apresentação do grupo no Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/grupoteatralestamosai/. Acesso em: 01 out. 2023.

FERREIRA, Dulcirene. G. Entrevista sobre o grupo A hora da História. Entrevistadora: Franciele Forcelini. Set. 2022. Videoconferência.

FORCELINI, Franciele. Gestão de Design aplicada no NETI-UNAPI (Universidade Aberta para as Pessoas Idosas): um guia de serviço centrado no ser humano. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós Graduação em Design, Florianópolis, 2023.

GEC - Grupo de Encontros Culturais. Filmes apresentados pelo GEC nestes 6 anos. Florianópolis, 2022.

INTEGRANETI. Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado. Blog IntegraNETI. Florianópolis, 2023. Disponível em: http://integraneti.blogspot.com/2023/11/de-ferias-confraternizacao-de-fim-de.html. Acesso em: 01 dez. 2023.

INTEGRANETI. Coordenadora do NETI ouviu Grupos vinculados ao Centro de Estudantes do NETI-CENETI e propôs encontros semestrais. Blog IntegraNETI. Florianópolis, 2022. Disponível em: https://integraneti.blogspot.com/2022/11/coordenadora-do-neti-ouviu-grupos.html. Acesso em: 10 set. 2023.

INTEGRANETI. Idosos de Florianópolis receberam homenagens da Câmara de Vereadores. NETI prestigiou Sessão que homenageou Conselho Municipal do Idoso, SESC Florianópolis e Grupo 5 de Maio, ao lado de outros cinco Grupos. Blog IntegraNETI. Florianópolis, 2018. Disponível em: https://integraneti.blogspot.com/2018/10/dosos-de-florianopolis-receberam.html. Acesso em: 10 set. 2023.

INTEGRANETI. Quem somos. Blog IntegraNETI. Florianópolis, 2017. Disponível em: http://integraneti.blogspot.com/p/quem-somos.html. Acesso em: 10 set. 2023.

KOERICH, Guilherme H. et al. Permanência, êxito e evasão de estudantes idosos no NETI- UNAPI: a Universidade Aberta para as Pessoas Idosas da Universidade Federal de Santa Catarina. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). [s.l.] v.16, Jan-Mar, n.1, p.42-58, 2023. Disponível em: https://brajets.com/index.php/brajets/article/view/855. Acesso em: 08 ago. 2024.

KHUSAINOVA, Firuza. Lifelong Learning as a Resource Third Age Development. Society and innovations, 2022. DOI: 10.47689/2181-1415-vol3-iss6/s-pp279-286. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/363375015_Lifelong_learning_as_a_resource_third_age_development. Acesso em: 12 set. 2023.

LIBERATO, Raquel Maia. Projeto Cineclube: um grupo de encontro dos ex-alunos do cinedebate II do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI). Florianópolis, 2015.

LIMA, Cecília A.; SCHMIDT, Edna M.; MAIOCHI, Marlene B. Proposta de implementação do CENETI buscando maior integração do estudante idoso: um novo olhar para o CENETI. 2019. 237 p. Trabalho de Conclusão do Curso de Monitores da Ação Gerontológica – CMAG. NETI-UNAPI, da Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC. Florianópolis, 2019.

LISBOA, Teresa K.; VIEIRA; Cristiane. O processo de empoderamento de idosas integrantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 10, n. 15, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p91. Acesso em: 01 out. 2023.

LORENA, Lourraine T.; SANTOS, Álvaro S..; PAIVA, Michelle H. P.; SILVANO, Carla M. Atividades de extensão com idosos: a experiência do grupo história de vida. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 3, n. 1, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.18554/refacs.v2i3.1220. Acesso em: 12 out. 2023.

MADUREIRA, Maria C. et al. Intercâmbio comunitário em gerontologia. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 2, n. 3, 2005. Disponível em: https://nusserge.paginas.ufsc.br/files/2020/11/Intercambio-Comunita%CC%81rio-em-Gerontologia_NETI.pdf. Acesso em: 01 out. 2023.

NSC Total. Neti em Florianópolis comemora 35 anos de atividades voltadas para pessoas com mais de 50 anos. 2017. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/neti-em-florianopolis-comemora-35-anos-de-atividades-voltadas-para-pessoas-com-mais-de-50. Acesso em: 22 set. 2023.

NETI. Apresentação. 2023a. Disponível em: https://neti.ufsc.br/apresentacao/. Acesso em: 22 set. 2023.

NETI. Grupo 5 de Maio. 2023b. Disponível em: https://neti.ufsc.br/grupo-5-de-maio/. Acesso em: 22 set. 2023.

NETI. História. 2023c. Disponível em: https://neti.ufsc.br/historia/. Acesso em: 02 ou. 2023.

NETI. PICG. 2023d. Disponível em: https://neti.ufsc.br/picg-2/. Acesso em: 22 set. 2023.

NOTÍCIAS UFSC. 17ª Sepex: contadores de Histórias do Neti trazem alegria ao público infantil. 19 out. 2018. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2018/10/17a-sepex-contadores-de-historias-do-neti-trazem-alegria-ao-publico-infantil/. Acesso em: 05 set. 2023.

PAN, Zixin; CHEN, Ji‐Kang. Association of received intergenerational support with subjective well-being among elderly: the mediating role of optimism and sex differences. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 13, p. 7614, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/13/7614. Acesso em: 29 out. 2023.

PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. Organograma da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. 2021. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2021/01/Organograma-2021.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.

SALVADOR, Maine. Understanding the Impact of Social Relationships on Elderly Health. Interdisciplinary Journal Papier Human Review, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 20-27, 2023. Disponível em: https://igsspublication.com/index.php/ijphr/article/view/266. Acesso em: 15 ago. 2024.

SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos F.; LUCIO, Maria P. B. Métodos de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHIER, Jordelina et al. 30 Anos NETI: o percurso de um modelo de educação permanente em gerontologia. Extensio: revista eletrônica de extensão, v. 10, n. 15, p. 1-10, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6185534. Acesso em: 01 out. 2023.

VIEIRA, Cristiane. O processo de empoderamento de idosas integrantes do PICG do antes ao depois da entrada do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC. 2012. 77 p. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104183?show=full. Acesso em: 01 out. 2023.

YAMASAKI, Flávia, WANDERBROOCKE, Ana Claudia; CAMARGO, Denise de. Avaliação participativa de uma Universidade Aberta à Terceira Idade: perspectiva dos idosos. Revista Kairós-Gerontologia, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 635–655, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/48251. Acesso em: 14 ago. 2024.

WU, Jing. Conception of strategic cooperation between universities and community elderly service centers. In: SHS Web of Conferences. EDP Sciences, v. 145, 2022. p. 01014. Disponível em: https://www.shs-conferences.org/articles/shsconf/abs/2022/15/shsconf_aeme2022_01014/shsconf_aeme2022_01014.html. Acesso em: 08 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-28