Virtual groups promoting mental health for elderly

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85471

Keywords:

Heath Education, Mental Health, Health Promotion, Aging, Public Health

Abstract

Purpose: To present the realization of virtual groups that promote the health of the elderly through practices of intellect-stimulating activities involving themes of culture and art. Method: University extension virtual course was offered remotely, aimed at people aged over 50, interested in culture and arts between May and August 2021. Results: The student/participant the main agent of the teaching-learning process exercise their skills and share experiences, stimulating interactivity, autonomy and abilities with information and communication technologies. Conclusions: The proposal was innovative in terms of the modality and thematic addressed, contemplating experiences and exchanging experiences despite the difficulty of the elderly in handling electronic media by that target audience, promptly resolved with the commitment of the mentoring team.

Author Biographies

Ana Ligia Alves do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Especialista em Atenção Básica e Saúde da Família na modalidade residência pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Atualmente é fonoaudióloga técnica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Jaraguá do Sul / SC e voluntária no Núcleo de Humanização Arte e Saúde NUHAS / UFSC. Tem experiência na área da Saúde Coletiva atuando preferencialmente nos temas relacionados à saúde da criança e idoso.

Isabela Cristini Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Profissional graduada em Ciência da Informação, Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Possui especializações em Educação a Distância pela UNINTER e UNIFEI. Possui experiência na coordenação de cursos abertos, de especialização, graduação e capacitação dentro da plataforma Moodle. Experiência na condução de projetos educacionais junto a instituições de ensino, realizando acompanhamento técnico na gestão dos projetos. Atua nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, inovação, TICs, internet, e-learning, design instrucional e gestão de projetos educacionais.

Aline Megumi Arakawa-Belaunde, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga graduada pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP, pós-graduação nível Mestrado em Ciências Odontológicas Aplicadas - área Saúde Coletiva e Doutorado em Ciências pela FOB/USP. Atualmente é professora do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 

References

ALVES, Vicente Paulo; LOPES, Carlos. Idosos, Inserção social e envelhecimento saudável no contexto da educação a distância nas UnATIS: um relato de experiência. Pesquisas e práticas psicossociais, v.3, n.1, p. 125-132, 2008.

ARAKAWA-BELAUNDE, Aline Megumi. et al. Estimulação da memória e comunicação de idosos: relato de experiência com base na promoção da saúde. Revista Kairós-Gerontologia, v.22, n.2, p, 607-620, 2019.

BARBOSA JÚNIOR, A. L. Arte da animação: técnica e estética através da história. 2. ed. São Paulo: Senac, 2005.

BERNARDO, Lilian Dias; CARVALHO, Claudia Reinoso Araújo de. The role of cultural engagement for older adults: an integrative review of scientific literature. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v.23, n.6, :e190141, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-22562020023.190141 Acesso em 30. nov. 2021.

CATAPAN, A. H.. Pedagogia e tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico. ABED2002. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/689/pedagogia_e_tecnologia_a_comunicacao_digital_no_processo_pedagogico_ . Acesso em 28 mar. 2022.

CATAPAN, A. H. Tertium: o novo modo do ser, do saber e do apreender. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC, Florianópolis, 2001. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Frepositorio.ufsc.br%2Fxmlui%2Fbitstream%2Fhandle%2F123456789%2F79393%2F179712.pdf%3Fsequence%3D1%26isAllowed%3Dy&clen=1485655. Acesso em 28 mar. 2022

COLLARES, D. Textual: o construtivismo e o ser construtivista. Educ, Porto Alegre, v.1 n.5, p. 36-42, nov./2004.

FROTA, Kairo Cardoso da. et al. Tecnologias educacionais: estratégias eficientes para a promoção da saúde de idosos. Revista Saúde.com, v.15, n.2, p.1531-1537, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/4401/4094. Acesso em 30 nov.2021.

GLIDDEN, Rosina Forteski. et al. A participação de idosos em grupos de terceira idade e sua relação com satisfação com suporte social e otimismo. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v.39, n.97, p.261-75, 2019.

MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de COVID-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde, v. 28, n. 4 , p. 1263-67. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702021005000012. Epub 30 Jul 2021. ISSN 1678-4758. https://doi.org/10.1590/S0104-59702021005000012. Acesso em: 30 mar. 2022.

MOODLE. Moodle.org: open-source community-based tools for learning. Disponível em: http://www.moodle.org/. Acesso em 04 jun. 2021.

NASCIMENTO, Macelo de Maio. COVID-19 and death of older adults in the Northeast region of Brazil: a survival analysis. Journal Health NPEPS, v.6, n.2, p. 56-72, 2021.

NETI. Núcleo de Estudos da Terceira Idade. Apresentação. Disponível em: https://neti.ufsc.br/apresentacao/. Acesso em 06 dez. 2021.

NUHAS. Núcleo de Humanização, Arte e Saúde. Sobre o NUHAS. Disponível em: https://nuhas.paginas.ufsc.br/apresentacao-2/sobre-o-nuhas/. Acesso em 06. dez. 2021.

OLIVEIRA, Isabela Cristini Gonçalves de; SCHONS, Claudine; SOUZA, Márcio Vieira de O desenvolvimento de um curso de qualificação docente para utilização do Moodle como apoio ao ensino presencial. Revista Espacios, v.37, n.9, p.e-2. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n09/163709e2.html. Acesso em 06 dez. 2021.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

PINHEIRO, M. A.. Estratégias para o design instrucional de cursos pela internet: um estudo de caso. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 2002.

ROMERO, Dalia Elena et al. Idosos no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: efeitos nas condições de saúde, renda e trabalho. Cadernos de Saúde Pública, v.37, n.3, e00216620, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2021000300505&lng=en&nrm=iso Acesso em 17 mai. 2021.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. O construtivismo como um embasamento teórico-filosófico para o ambiente virtual MOODLE de aprendizagem. Disponível em: https://docplayer.com.br/8004212-O-construtivismo-como-um-embasamento-teorico-filosofico-para-o-ambiente-virtual-moodle-de-aprendizagem.html. Acesso em 28 mar. 2022.

SANTOS, Carla Maria Lima. et al. Arte como promotora de saúde na terceira idade: um relato de experiência. Rev. UFG, v. 17, n. 20, p. 44-60, 2017.

SEIFERT, Alexander; COTTEN, Shelia R.; XIE, Bo. A double burden of exclusion? Digital and social exclusion of older adults in times of COVID-19. Journals of gerontology: social sciences, v. 76, n. 3, p. e99-e103, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32672332/. Acesso em 29 nov. 2021.

SOUZA FILHO, Zilmar Augusto. et al. Fatores associados ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 por pessoas idosas com comorbidades. Escola Anna Nery, v. 25, n. spe, e20200495, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0495. Acesso em 8 nov. 2021.

TAVARES, Darlene Mara dos Santos. et al. Fatores associados à independência de comunicação entre idosos da comunidade. Revista Enfermagem UERJ, v. 28, p. 1-8, 2020.

YABRUDE, Angela Theresa Zuffo. et al. Desafios das fake news com idosos durante infodemia sobre COVID-19: experiência de estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. Suppl 01, e140, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200381. Acesso em 9 nov. 2021

Published

2022-05-27