Grupos virtuais promotores de saúde mental de idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85471

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde Mental, Promoção da Saúde, Envelhecimento, Saúde Pública

Resumo

Objetivo: Apresentar a realização de grupos virtuais promotores da saúde de idosos por meio de práticas de atividades estimuladoras do intelecto envolvendo temáticas da cultura e arte. Método: Oferta de um curso virtual vinculado a atividade de extensão universitária, direcionado a pessoas com idade igual ou acima de 50 anos, interessadas em cultura e arte como temáticas, entre maio e agosto de 2021. Resultados: O aluno/participante, principal agente do processo ensino-aprendizagem, exercita suas habilidades e compartilha experiências, estimulando a interatividade, autonomia e habilidades com as tecnologias de informação e comunicação. Conclusões: A proposta foi inovadora diante da modalidade e temática abordadas, contemplando vivências e trocas de experiências, apesar das dificuldades com o manuseio dos meios eletrônicos por parte do público-alvo, prontamente sanadas com o empenho da equipe mentora. 

Biografia do Autor

Ana Ligia Alves do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Especialista em Atenção Básica e Saúde da Família na modalidade residência pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Atualmente é fonoaudióloga técnica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Jaraguá do Sul / SC e voluntária no Núcleo de Humanização Arte e Saúde NUHAS / UFSC. Tem experiência na área da Saúde Coletiva atuando preferencialmente nos temas relacionados à saúde da criança e idoso.

Isabela Cristini Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Profissional graduada em Ciência da Informação, Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Possui especializações em Educação a Distância pela UNINTER e UNIFEI. Possui experiência na coordenação de cursos abertos, de especialização, graduação e capacitação dentro da plataforma Moodle. Experiência na condução de projetos educacionais junto a instituições de ensino, realizando acompanhamento técnico na gestão dos projetos. Atua nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, inovação, TICs, internet, e-learning, design instrucional e gestão de projetos educacionais.

Aline Megumi Arakawa-Belaunde, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga graduada pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP, pós-graduação nível Mestrado em Ciências Odontológicas Aplicadas - área Saúde Coletiva e Doutorado em Ciências pela FOB/USP. Atualmente é professora do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 

Referências

ALVES, Vicente Paulo; LOPES, Carlos. Idosos, Inserção social e envelhecimento saudável no contexto da educação a distância nas UnATIS: um relato de experiência. Pesquisas e práticas psicossociais, v.3, n.1, p. 125-132, 2008.

ARAKAWA-BELAUNDE, Aline Megumi. et al. Estimulação da memória e comunicação de idosos: relato de experiência com base na promoção da saúde. Revista Kairós-Gerontologia, v.22, n.2, p, 607-620, 2019.

BARBOSA JÚNIOR, A. L. Arte da animação: técnica e estética através da história. 2. ed. São Paulo: Senac, 2005.

BERNARDO, Lilian Dias; CARVALHO, Claudia Reinoso Araújo de. The role of cultural engagement for older adults: an integrative review of scientific literature. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v.23, n.6, :e190141, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-22562020023.190141 Acesso em 30. nov. 2021.

CATAPAN, A. H.. Pedagogia e tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico. ABED2002. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/689/pedagogia_e_tecnologia_a_comunicacao_digital_no_processo_pedagogico_ . Acesso em 28 mar. 2022.

CATAPAN, A. H. Tertium: o novo modo do ser, do saber e do apreender. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC, Florianópolis, 2001. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Frepositorio.ufsc.br%2Fxmlui%2Fbitstream%2Fhandle%2F123456789%2F79393%2F179712.pdf%3Fsequence%3D1%26isAllowed%3Dy&clen=1485655. Acesso em 28 mar. 2022

COLLARES, D. Textual: o construtivismo e o ser construtivista. Educ, Porto Alegre, v.1 n.5, p. 36-42, nov./2004.

FROTA, Kairo Cardoso da. et al. Tecnologias educacionais: estratégias eficientes para a promoção da saúde de idosos. Revista Saúde.com, v.15, n.2, p.1531-1537, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/4401/4094. Acesso em 30 nov.2021.

GLIDDEN, Rosina Forteski. et al. A participação de idosos em grupos de terceira idade e sua relação com satisfação com suporte social e otimismo. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v.39, n.97, p.261-75, 2019.

MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de COVID-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde, v. 28, n. 4 , p. 1263-67. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702021005000012. Epub 30 Jul 2021. ISSN 1678-4758. https://doi.org/10.1590/S0104-59702021005000012. Acesso em: 30 mar. 2022.

MOODLE. Moodle.org: open-source community-based tools for learning. Disponível em: http://www.moodle.org/. Acesso em 04 jun. 2021.

NASCIMENTO, Macelo de Maio. COVID-19 and death of older adults in the Northeast region of Brazil: a survival analysis. Journal Health NPEPS, v.6, n.2, p. 56-72, 2021.

NETI. Núcleo de Estudos da Terceira Idade. Apresentação. Disponível em: https://neti.ufsc.br/apresentacao/. Acesso em 06 dez. 2021.

NUHAS. Núcleo de Humanização, Arte e Saúde. Sobre o NUHAS. Disponível em: https://nuhas.paginas.ufsc.br/apresentacao-2/sobre-o-nuhas/. Acesso em 06. dez. 2021.

OLIVEIRA, Isabela Cristini Gonçalves de; SCHONS, Claudine; SOUZA, Márcio Vieira de O desenvolvimento de um curso de qualificação docente para utilização do Moodle como apoio ao ensino presencial. Revista Espacios, v.37, n.9, p.e-2. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n09/163709e2.html. Acesso em 06 dez. 2021.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

PINHEIRO, M. A.. Estratégias para o design instrucional de cursos pela internet: um estudo de caso. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 2002.

ROMERO, Dalia Elena et al. Idosos no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: efeitos nas condições de saúde, renda e trabalho. Cadernos de Saúde Pública, v.37, n.3, e00216620, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2021000300505&lng=en&nrm=iso Acesso em 17 mai. 2021.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. O construtivismo como um embasamento teórico-filosófico para o ambiente virtual MOODLE de aprendizagem. Disponível em: https://docplayer.com.br/8004212-O-construtivismo-como-um-embasamento-teorico-filosofico-para-o-ambiente-virtual-moodle-de-aprendizagem.html. Acesso em 28 mar. 2022.

SANTOS, Carla Maria Lima. et al. Arte como promotora de saúde na terceira idade: um relato de experiência. Rev. UFG, v. 17, n. 20, p. 44-60, 2017.

SEIFERT, Alexander; COTTEN, Shelia R.; XIE, Bo. A double burden of exclusion? Digital and social exclusion of older adults in times of COVID-19. Journals of gerontology: social sciences, v. 76, n. 3, p. e99-e103, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32672332/. Acesso em 29 nov. 2021.

SOUZA FILHO, Zilmar Augusto. et al. Fatores associados ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 por pessoas idosas com comorbidades. Escola Anna Nery, v. 25, n. spe, e20200495, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0495. Acesso em 8 nov. 2021.

TAVARES, Darlene Mara dos Santos. et al. Fatores associados à independência de comunicação entre idosos da comunidade. Revista Enfermagem UERJ, v. 28, p. 1-8, 2020.

YABRUDE, Angela Theresa Zuffo. et al. Desafios das fake news com idosos durante infodemia sobre COVID-19: experiência de estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. Suppl 01, e140, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200381. Acesso em 9 nov. 2021

Downloads

Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

DOSSIÊ