Revelando enfermería a través del arte: una experiencia incluido en busca interdisciplinaridad
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p173Resumen
La enfermera tiene que abrir nuevas miradas de desempeño profesional, lo que refleja la interdisciplinariedad y la búsqueda de cumplir los principios de la incorporación e integración de las acciones de salud y cuidado. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo informar de la experiencia en la construcción y ejecución de las actividades de integración e interdisciplinarios en el curso de pregrado en Enfermería de la Universidad del Sur de la Frontera Federal (UFFS), Chapecó campus durante la reformulación de su proyecto político pedagógico (PPP). Es un relato de experiencia académica del Grupo de Trabajo Catavento, que puso en marcha en el primer semestre de 2015, la propuesta de la actividad integradora con el tema "Lo que pienso de Enfermería". Durante la realización de la actividad, hubo una gran interacción entre los estudiantes y profesores de diferentes fases y componentes del plan de estudios. Por lo tanto, la actividad fue evaluada por los participantes como una actividad de suma importancia para la integración del curso, con sugerencias para nuevas estrategias para los próximos semestres.
Citas
ABREU, L. O, et al. O trabalho de equipe em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Rev Bras Enferm, v.58, n. 2, p. 203-7, 2005. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/reben/v58n2/a15.pdf>. Acesso em 25 Jul 2016.
BRASIL, Ministério da Saúde. 8ª Conferência Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 1986. Disponível em:< http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/relatorios/relatorio_8.pdf>. Acesso em 28 Jul 2016.
CURY, A.J. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante; 2003.
DUARTE, M.G; ALVES, M.S. Trabalho em equipe/proximidade do paciente: elementos da práxis de Enfermeiras na terapia intensiva. Rev Enferm UFSM, v.4, n.1, p.144-151, 2014. Disponível:< http://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/viewFile/9059/pdf>. Acesso em 25 Jul 2016.
LEIS, H.R. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Caderno de Pesquisa interdisciplinar em Ciências Humanas, v.6, n.73, p.1-23, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2176/4455
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2004.
MOTTA, P.R. Desempenho em equipes de saúde: manual. Rio de Janeiro (RJ): FGV; 2001.
PELEIAS, I.R, et al. Interdisciplinaridade no ensino superior: análise da percepção de professores de controladoria em cursos de ciências contábeis na cidade de são Paulo. Avaliação, v.16, n.3, p. 499-532, 2011. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/aval/v16n3/v16n1a02.pdf>. Acesso em 28 Jul 2016.
RANGEL, R.F, et al. Avanços e perspectivas da atuação do enfermeiro em estratégia saúde da familia. Cogitare Enferm, v.16, n.3, p.498-504, 2011. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/271715013_AVANCOS_E_PERSPECTIVAS_DA_ATUACAO_DO_ENFERMEIRO_EM_ESTRATEGIA_SAUDE_DA_FAMILIA>. Acesso em 25 Jul 2016.
SILVA, A.L. O saber nightingaleano no cuidado: uma abordagem epistemológica In: WALDOW, V.R; LOPES, M. J. M; MEYER, D. E, organizadores. Maneiras de cuidar, maneiras de ensinar: a enfermagem entre a escola e a prática profissional. Porto Alegre (RS): Artes Médicas; 1995.
TANAKA, L.H; LEITE, M.M.J. Processo de trabalho do enfermeiro: visão de professores de uma universidade pública. Acta. Paul. Enfermagem, v.21, n.3, p.481-6, 2008. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n3/pt_16.pdf>. Acesso em 28 Jul 2016.
THIESEN, J.S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ, v.13, n.39, p.545-98, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782008000300010&script=sci_arttext>. Acesso em 25 Jul 2016.
TREML, E.E.Z; PEREIRA, L; SCHOLZE, E. Prática Pedagógica Integradora nas Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Comunitária do Norte de Santa Catarina: uma experiência interdisciplinar num devir. Anais XXXV Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro – RJ, 2011. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ2089.pdf. Acesso em 25 Jul 2016.
VASCONCELOS, E.M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar:epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis (RJ): Vozes; 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.