Proyecto Encuentro Cultural Digital: promoviendo la salud mental y el bienestar en tiempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e80948Resumen
La pandemia de Covid-19 requirió medidas de aislamiento social, con implicaciones para la salud mental y el bienestar de las personas. El objetivo de este artículo es describir la experiencia del proyecto de extensión Unipampa - Campus São Borja (RS), "Encuentro Cultural Digital", que se llevó a cabo entre octubre y diciembre de 2020. El objetivo principal fue brindar opciones de arte y cultura a los estudiantes. , servidores públicos y comunidad en general, promoviendo el bienestar y la salud mental. Se realizaron eventos online de presentaciones, charlas y talleres con artistas locales en música, fotografía, bellas artes, bordado, teatro y producción cultural. Los contenidos de difusión en medios institucionales y externos tuvieron más de 20 mil visitas, y las vidas de los eventos, más de 4 mil hasta el momento. A partir de estos números y del feedback del público en los eventos, concluimos que la accesibilidad al arte y la cultura en tiempos de crisis es importante y se puede reinventar, valorando el trabajo de los artistas locales. Se puede decir que este tipo de proyectos de extensión tienen el potencial de contribuir a la generación de impactos significativos en la salud mental y el bienestar de las personas, y puede ser también el rol de la universidad promover estas iniciativas.
Citas
FAGUNDES, Gabriel; AZAMBUJA, Maria Gabriella Souza; ROSA, Rudi; TOLLER, Éverton Luís; RHODEN, Valmor; RHODEN, Juliana Lima Moreira. Encontrão Cultural Digital. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIPAMPA: SALÃO DE EXTENSÃO, 12, 2020. Anais [...]. Unipampa, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/106856.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo, Atlas, 2017.
GOMES, Chistianne Luce. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, [s. l.], v. 1, n.1, p.3-20, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/430.
HEIJMANS Pierre Marie. Arte: uma linguagem natural. Grupo Sétima Arte de Cinema e Educação. Belo Horizonte, 2004. Disponível em: http://setimaarte.fae.ufmg.br/images/pdf/heijmans-pierre-arte-uma-linguagem-natural.pdf. Acesso em: 5 mar. 2022.
JORNAL FOLHA DE SÃO BORJA. Projeto de Extensão da Unipampa vai promover atrações culturais via internet. São Borja (RS), 17 out. 2020.
JORNAL O REGIONAL. Encontrão Cultural Digital da Unipampa transmitirá sua última live com atração musical. São Borja (RS), dez. 2020.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 6ª ed. São Paulo: Summus, 2016.
MICHAELIS – DICIONÁRIO BRASILEIRO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2022. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues. Acesso em: 14 mar. 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic#:~:text=OMS%20afirma%20que%20COVID%2D19%20%C3%A9%20agora%20caracterizada%20como%20pandemia,-11%20Mar%202020&text=11%20de%20mar%C3%A7o%20de%202020,agora%20caracterizada%20como%20uma%20pandemia.
SANTOS, João Henrique de Souza; ROCHA, Bianca Ferreira Rocha, PASSAGLIO; Katia. Tomagnini. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087.
SILVA, Dilossane Vargas; SILVA, Mateus Claudino Caetano da. São Borja e sua diversidade histórico cultural. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESUISA E EXTENSÃO, 16, Cruz Alta (RS), 2011. Anais [...]. Cruz Alta, RS: Unicruz, 2011. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2011/humanas/S%C3%83%C6%92O%20BORJA%20E%20SUA%20DIVERSIDADE%20HIST%C3%83%E2%80%9CRICO%20CULTURAL.pdf. Acesso em: 5 mar. 2022.
SILVA, Hengrid Graciely Nascimento; SANTOS, Luís Eduardo Soares; OLIVEIRA, Ana Karla Souza. Efeitos da pandemia no novo Coronavírus na saúde mental de indivíduos e coletividades. Journal of Nursing Health, [s. l.], v. 10, n. 4, p. 1-10, e20104007, 2020. Disponível.em: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i4.18677. Acesso em: 6 mar. 2022.
SOMEKH, Bridget; JONES, Liz. Observação. In: SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (Orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 183-191.
ZAN, Maria Rosana Casagrande. Patrocínio a eventos: a sinergia da comunicação integrada de marketing. São Paulo: Difusão, 2011.
ZANELLA, Luis Carlos. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização. São Paulo. Atlas: 2033.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.