Experiencia de extensión del banco de sangre de HU UFSC: diseño estratégico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e82148

Palabras clave:

Comunicación, Diseño, Diseño Estratégico, Centro de Hemoterapia, Donación de Sangre

Resumen

El objetivo de este artículo es reportar la experiencia de extensión entre el curso de Diseño y el Banco de Sangre del Hospital Universitario Profesor Polydoro Ernani de São Thiago (HU) de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC) con enfoque de gestión, entre 2015 y 2018. El proyecto involucró comunicación estratégica y planificación de diseño, marca, inventario y gestión de procesos. Los resultados obtenidos abarcaron desde la implementación de la comunicación con la comunidad universitaria de manera interpersonal y mediática, procesos optimizados, reducción de desperdicios y gastos, hasta un mejor servicio a los donantes. Los puntos fuertes de este proyecto son la asociación interdisciplinar y transdisciplinar y la viabilidad de que este proyecto se pueda replicar en otros centros de hemoterapia.

Biografía del autor/a

Lisandra de Andrade Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design Industrial - Programação Visual (2007) e em Publicidade e Propaganda (1992) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Engenharia de Produção - Ergonomia (2007) e Mestre em Engenharia de Produção - Ergonomia (2002) ambas titulações obtidas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupa o cargo de professor adjunto 4 no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) no departamento de Expressão Gráfica (EGR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Andréa Thives de Carvalho Hoepers, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada  em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1988). MBA em Gestão Hospitalar pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- FURB (2005),  Mestrado (2006) e Doutorado (2015) em Ciências Médicas pela UFSC.  Médica Pediatra Hematologista e Hemoterapêuta do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina - HEMOSC de 1994 a 2020 e preceptora da residência médica em Hematologia e Hemoterapia  da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina durante o mesmo período. Médica Hematologista e Hemoterapêuta do Hospital Universitário da UFSC desde 1998.

Thais de Almeida e Silva Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Fez parte de dois projetos de extensão durante a graduação, trabalhando primeiramente com o Banco de Sangue do Hospital Universitário da UFSC, no desenvolvimento e aplicação de campanhas publicitárias e gerenciando as redes sociais, e em um segundo projeto, desenvolveu a identidade visual do Núcleo de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da UFSC. 

Citas

BORJA DE MOZOTA, Brigitte. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Bookman, 2011.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria Consolidação V, 2017. Anexo IV do Sangue, Componentes e Derivados Art. 129 (Origem: PRT MS/GM 158/2016 Art. 130).

BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Elsevier, 2010.

ESTRADA, F.G.M.D.; OLIVEIRA, C.D.L.; SABINO, E.C. et al. Are different motivations and social capital score associated with return behaviour among Brazilian voluntary non-remunerated blood donors? Transfusion Medicine, 2020 Aug; 30(4): 255-262. DOI: 10.1111/tme.12684.

FERREIRA, Oranice; PASSOS, Afonso Dinis Costa. Factors associated with failure of clinical screening among blood donors who have altered serological results in the Centro Regional de Hemoterapia de Ribeirão Preto. Rev. Bras. Hematol. Hemoter., São José do Rio Preto, v. 34, n. 6, p. 411-415, 2012.

MOHAMMED, S., ESSEL, H.B. Motivational factors for blood donation, potential barriers, and knowledge about blood donation in first-time and repeat blood donors. BMC Hematol 18, 36 (2018). https://doi.org/10.1186/s12878-018-0130-3.

SCHWEITZER, Jerilyn. Understanding Why Individuals Donate Blood Could Lead to Better Donor Recruitment. AABB News January 14, 2021 https://www.aabb.org/news-resources/news/article/2021/01/14/aabb-news-understanding-why-individuals-donate-blood-could-lead-to-better-donor-recruitment. Acesso em: 13/04/2022.

Publicado

2022-08-26