Horto didático & NETI: uma parceria para o protagonismo social e para a inclusão digital do idoso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85658Palavras-chave:
Plantas Medicinais, Preservação Ambiental, Inclusão Digital, IdososResumo
O Horto Didático de Plantas Medicinais (UFSC) tem sido referência em ensino e pesquisa sobre plantas medicinais no ambiente universitário, da mesma forma que o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) também é referência em acolhimento e ensino para idosos. Este artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pela execução do programa de extensão intitulado "O protagonismo do idoso no uso adequado de plantas medicinais e preservação do meio ambiente", cujo foco principal foi fomentar a troca de saberes, potencializar o autocuidado e incentivar o protagonismo social do idoso sobre o uso correto das plantas medicinais sob a preservação ambiental via plataforma Moodle, possibilitando, assim, não só a inclusão do idoso no meio digital, mas o ultrapassar da barreira física, alcançando cursistas de várias localidades no Brasil e promovendo um impacto positivo em suas vidas. Os cursos ofertados incentivaram o protagonismo do idoso com suas experiências de vida e troca de saberes, reconhecimento de plantas medicinais e a preservação do meio ambiente, além da apresentação de metodologias de compostagem, permacultura, agroecologia, cultivo de plantas, informações sobre Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs), plantas ruderais e interações biológicas das plantas com o ambiente, de forma a estimulá-los para o cuidado com o meio ambiente, autocuidado e para a relação de troca com profissionais de saúde, família e comunidade. De um total de 400 inscritos homologados, 247 certificados de conclusão foram gerados: um aproveitamento de 61,7% do total dos inscritos homologados.
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