Horto didático & NETI: uma parceria para o protagonismo social e para a inclusão digital do idoso

Autores

  • Christiane Meyre Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Guilherme Felipe Raimundo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maique Weber Biavatti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Eduarda Corrêa Boell Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Paula Van Tol Aragão da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85658

Palavras-chave:

Plantas Medicinais, Preservação Ambiental, Inclusão Digital, Idosos

Resumo

O Horto Didático de Plantas Medicinais (UFSC) tem sido referência em ensino e pesquisa sobre plantas medicinais no ambiente universitário, da mesma forma que o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) também é referência em acolhimento e ensino para idosos. Este artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pela execução do programa de extensão intitulado "O protagonismo do idoso no uso adequado de plantas medicinais e preservação do meio ambiente", cujo foco principal foi fomentar a troca de saberes, potencializar o autocuidado e incentivar o protagonismo social do idoso sobre o uso correto das plantas medicinais sob a preservação ambiental via plataforma Moodle, possibilitando, assim, não só a inclusão do idoso no meio digital, mas o ultrapassar da barreira física, alcançando cursistas de várias localidades no Brasil e promovendo um impacto positivo em suas vidas. Os cursos ofertados incentivaram o protagonismo do idoso com suas experiências de vida e troca de saberes, reconhecimento de plantas medicinais e a preservação do meio ambiente, além da apresentação de metodologias de compostagem, permacultura, agroecologia, cultivo de plantas, informações sobre Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs), plantas ruderais e interações biológicas das plantas com o ambiente, de forma a estimulá-los para o cuidado com o meio ambiente, autocuidado e para a relação de troca com profissionais de saúde, família e comunidade. De um total de 400 inscritos homologados, 247 certificados de conclusão foram gerados: um aproveitamento de 61,7% do total dos inscritos homologados.

Biografia do Autor

Christiane Meyre Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Guilherme Felipe Raimundo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando do curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Maique Weber Biavatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Eduarda Corrêa Boell, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Maria Paula Van Tol Aragão da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Comunicação Social Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

DOSSIÊ