Xadrez na UNIFAL-MG: o jogo como possibilidade esportiva e lazer no contexto da extensão universitária

Autores

  • Ronaldo André Lopes Universidade Federal de São Carlos image/svg+xml
  • Jonas Augusto Gonçalves Chaves Universidade Federal de Alfenas image/svg+xml
  • Mario Danieli Neto Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e101930

Palavras-chave:

Xadrez, Extensão Universitária, Jogos, Esporte, Lazer

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do projeto extensionista Xadrez na UNIFAL-MG: o jogo como possibilidade esportiva e de lazer. Desenvolvido ao longo do ano letivo de 2023, o projeto contou com a participação assídua de 20 membros, entre estudantes da rede pública e privada, discentes e docentes da universidade. As atividades ocorreram duas vezes por semana, no período noturno, com duração de duas horas por encontro, abordando conceitos iniciais e intermediários do jogo, aspectos históricos e a prática do xadrez. Os resultados indicam a relevância do jogo no contexto da extensão universitária como espaço de diálogo entre pessoas com diferentes formações, produção de materiais autorais e troca de saberes. Além disso, o projeto contribuiu para a formação acadêmica dos extensionistas, professores em formação inicial e continuada, e proporcionou participação em campeonatos locais e regionais, com conquistas de medalhas. Houve ainda socialização do aprendizado com indivíduos externos ao projeto e prática do jogo em espaços presenciais e on-line. Conclui-se que o projeto de xadrez gerou impacto positivo na universidade e em sua comunidade, promovendo aprendizado mútuo, valorização do xadrez como prática esportiva e de lazer, ampliação das interações sociais e fortalecimento da formação docente. Ademais, fomentou reflexões sobre o uso de jogos no ensino superior, ocupando um espaço ainda pouco explorado no cotidiano acadêmico e permitindo o acesso ao xadrez a jogadores iniciantes e de nível intermediário.

Biografia do Autor

Ronaldo André Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). 

Jonas Augusto Gonçalves Chaves, Universidade Federal de Alfenas

Licenciando em História pela Universidade Federal de Alfenas. 

Mario Danieli Neto, Universidade Federal de Alfenas

Docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG); Doutor em Economia Aplicada (área de concentração História Econômica) pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestre em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001); Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995);especializado em Organização de arquivos pelo IEB-USP (1997).

Referências

BAPTISTONE, Sandra Aparecida. O jogo na história: um estudo sobre o uso do jogo de xadrez no processo ensino-aprendizagem. 2000. Tese de Doutorado. Universidade São Marcos, São Paulo.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 608/2018, de 3 de outubro de 2018. Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Brasília, DF: MEC/CNE, 2018. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=102551-pces608-18&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 31 jul. 2025.

BURGUESS, Graham. 101 aberturas surpresa no xadrez. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2021.

CHRISTOFOLETTI, Danielle Ferreira Auriemo. O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: Aspectos psicológicos e didáticos, 2007. 150f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro.

D'AGOSTINI, Orfeu Gilberto. Xadrez básico. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

DOUBEK, Josef. Xadrez para principiantes. Tradução de Harald Gollnow. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

FAGUNDES, Francielly Naves; JULIO, Rejane Siqueira. Xadrez na Educação Básica e na Universidade. Revista Extensão da Universidade de Taubaté – UNITAU, v. 6, n.1, 2013.

LOPES, Ronaldo André. O ensino de xadrez em uma escola pública: o jogo de tabuleiro como possibilidade educacional e esportiva. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, v. 6, n. 1, 2021.

MORENO, Angela Leite; LOPES, Ronaldo André. Formação de professores para uma Educação Crítica: uma experiência com o uso do xadrez. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 135-149, 2020.

NASCIMENTO, Alex Araújo et al. Xadrez na escola: um projeto durante a pandemia do Covid-19, no estado do Maranhão. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 20, n. 45, p. 158-167, 2023.

SANTOS, Jeovane Cascais; LOPES, Ronaldo André; JULIO, Rejane Siqueira. The Game of Chess and the Six Pillars Method: possible its relations with Mathematics. Sigmae, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 94–112, 2024.

SEIRAWAN, Yasser. Xadrez vitorioso: combinações. Tradução de Régis Pizzato. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SEIRAWAN, Yasser; SILMAN, Jeremy. Xadrez vitorioso: estratégias. Tradução de Denise Regina Sales. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SOUZA, Cíntia Rafaela Santos et al. Xadrez nas escolas públicas. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial , Três Lagoas/MS, n. 3, v. 3, p. 252-263, 2021.

Downloads

Publicado

2025-08-27