Xadrez na UNIFAL-MG: o jogo como possibilidade esportiva e lazer no contexto da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e101930Palavras-chave:
Xadrez, Extensão Universitária, Jogos, Esporte, LazerResumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do projeto extensionista Xadrez na UNIFAL-MG: o jogo como possibilidade esportiva e de lazer. Desenvolvido ao longo do ano letivo de 2023, o projeto contou com a participação assídua de 20 membros, entre estudantes da rede pública e privada, discentes e docentes da universidade. As atividades ocorreram duas vezes por semana, no período noturno, com duração de duas horas por encontro, abordando conceitos iniciais e intermediários do jogo, aspectos históricos e a prática do xadrez. Os resultados indicam a relevância do jogo no contexto da extensão universitária como espaço de diálogo entre pessoas com diferentes formações, produção de materiais autorais e troca de saberes. Além disso, o projeto contribuiu para a formação acadêmica dos extensionistas, professores em formação inicial e continuada, e proporcionou participação em campeonatos locais e regionais, com conquistas de medalhas. Houve ainda socialização do aprendizado com indivíduos externos ao projeto e prática do jogo em espaços presenciais e on-line. Conclui-se que o projeto de xadrez gerou impacto positivo na universidade e em sua comunidade, promovendo aprendizado mútuo, valorização do xadrez como prática esportiva e de lazer, ampliação das interações sociais e fortalecimento da formação docente. Ademais, fomentou reflexões sobre o uso de jogos no ensino superior, ocupando um espaço ainda pouco explorado no cotidiano acadêmico e permitindo o acesso ao xadrez a jogadores iniciantes e de nível intermediário.
Referências
BAPTISTONE, Sandra Aparecida. O jogo na história: um estudo sobre o uso do jogo de xadrez no processo ensino-aprendizagem. 2000. Tese de Doutorado. Universidade São Marcos, São Paulo.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 608/2018, de 3 de outubro de 2018. Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Brasília, DF: MEC/CNE, 2018. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=102551-pces608-18&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 31 jul. 2025.
BURGUESS, Graham. 101 aberturas surpresa no xadrez. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2021.
CHRISTOFOLETTI, Danielle Ferreira Auriemo. O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: Aspectos psicológicos e didáticos, 2007. 150f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro.
D'AGOSTINI, Orfeu Gilberto. Xadrez básico. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
DOUBEK, Josef. Xadrez para principiantes. Tradução de Harald Gollnow. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
FAGUNDES, Francielly Naves; JULIO, Rejane Siqueira. Xadrez na Educação Básica e na Universidade. Revista Extensão da Universidade de Taubaté – UNITAU, v. 6, n.1, 2013.
LOPES, Ronaldo André. O ensino de xadrez em uma escola pública: o jogo de tabuleiro como possibilidade educacional e esportiva. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, v. 6, n. 1, 2021.
MORENO, Angela Leite; LOPES, Ronaldo André. Formação de professores para uma Educação Crítica: uma experiência com o uso do xadrez. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 135-149, 2020.
NASCIMENTO, Alex Araújo et al. Xadrez na escola: um projeto durante a pandemia do Covid-19, no estado do Maranhão. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 20, n. 45, p. 158-167, 2023.
SANTOS, Jeovane Cascais; LOPES, Ronaldo André; JULIO, Rejane Siqueira. The Game of Chess and the Six Pillars Method: possible its relations with Mathematics. Sigmae, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 94–112, 2024.
SEIRAWAN, Yasser. Xadrez vitorioso: combinações. Tradução de Régis Pizzato. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SEIRAWAN, Yasser; SILMAN, Jeremy. Xadrez vitorioso: estratégias. Tradução de Denise Regina Sales. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SOUZA, Cíntia Rafaela Santos et al. Xadrez nas escolas públicas. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial , Três Lagoas/MS, n. 3, v. 3, p. 252-263, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
