Experiência da UNICENTRO no Projeto Rondon em Irituia/PA: uma lição de vida e cidadania

Autores

  • Ana Paula Perardt Farias FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Franciani Fernandes Galvão UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná).
  • Edson Santos Silva UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p191

Resumo

Esse artigo relata a experiência de extensão universitária na vida de cada estudante que se propôs a fazer o diferente e dar o melhor de si, desenvolvida na cidade Irituia – Pará, em Julho de 2013, na Operação Forte do Presépio do Projeto Rondon, cujo objetivo foi: Relatar e compartilhar as experiências obtidas pela equipe da Unicentro no Projeto Rondon. A proposta realizada foi construída pelos alunos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e se baseou no Conjunto B, que trabalha com os temas Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e, Trabalho. O desenvolvimento das atividades consistiu na prática de ações participativas, que buscaram a participação de todos, bem como o direito de terem voz, onde se buscou a responsabilidade social e coletiva a favor da cidadania. Essa experiência extensionista foi de grande valia para todos os envolvidos, pois ampliou a visão e o conhecimento diante da realidade da comunidade, rompendo as barreiras do conhecimento e proporcionando a busca por estratégias e soluções para o trabalho contínuo, e também, para a melhoria da qualidade de vida no município e para as pessoas que vivem ali.

Biografia do Autor

Ana Paula Perardt Farias, FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduada em Turismo pela UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná). Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior pela FMU (Faculdades Metripolitanas Unidas).

Franciani Fernandes Galvão, UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná).

Doutoranda em Administração pela UEM na linha de Empreendedorismo e Mercado, Mestra em Administração pela UFPR, MBA em Gestão bancária e finanças corporativas pela ESAB e graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior (UEPG).

Edson Santos Silva, UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná).

Graduado em Letras: Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santana (1991),mestrado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Literatura Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (2009). Professor do Ensino Superior da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná, do Departamento de Letras, campus de Irati, Unidade Universitária de Irati, da Universidade do Centro-Oeste do Paraná.

Referências

ANDRADE, Horasa. Maria. Lima. SOUZA, Robson. Campelo. RAMOS, Elisangela. Moura. Metodologia Participativa como ferramenta e estratégia utilizada pela INCUBACOOP para a inclusão de grupos populares em Recife-PE. Programa incubadora tecnológica de cooperativas populares e empreendimentos solidários Universidade Federal do Pará, 2005. Disponível em: <http://www.cultura.ufpa.br/itcpes/documentos/metodologia_participativa_incubaccop.pdf> Acesso em 30. Jul. 2015.

BRASIL. Ministério da Defesa. Projeto Rondon, 2015. Disponível em <https://www.projetorondon.pagina-oficial.com/portal/> Acesso em 30. Jul. 2015

BULHÕES, Alcides. Emanoel. Espindola, et al. Relato de uma experiência de vida: comunidade e rondonistas integrando saberes. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, ISSN 1807-0221 Florianópolis, Ano 7, n. 10, p. 158-172, 2010

HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(1): 256-265, jan-fev, 2005

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Cidades. Disponível em:

<http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=150350> Acesso em 30. Jul. 2015

Downloads

Publicado

2017-06-14