Experiências docente-discente vivenciadas na disciplina de projetos comunitários de extensão universitária - Univali

Autores

  • Márcia Gilmara Marian Vieira Universidade do Vale do Itajaí http://orcid.org/0000-0001-8450-0632
  • Yára Christina Cesário Pereira Universidade do Vale do Itajaí
  • Mariana Teixeira Fares Camargo Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e76397

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as vivências dos acadêmicos na disciplina de Projeto Comunitário de Extensão Universitária (PCEU), na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), incorporando um novo conceito de sala de aula via elaboração de miniprojetos no contexto da pandemia “COVID 19”. O projeto “Educação Para Transformação: Mudando Vidas” estabeleceu diálogos com o enfrentamento de problemas sociais e econômicos contemporâneos, tais como: a inclusão da população de risco e vulnerabilidade social e busca pela segurança alimentar como uma das condições para a conquista da cidadania em sua plenitude. No período de março a junho de 2020, utilizou a metodologia baseada na Sistemática do Círculo de Cultura de Paulo Freire, por meios de Rodas de Diálogo. Os acadêmicos, por sua vez, tiveram a oportunidade de socializar os seus diferentes saberes exercendo sua cidadania, e, nesse processo, o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuem para sua formação integral.

Biografia do Autor

Márcia Gilmara Marian Vieira, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado em Agroecologia e Paisagismo pela Universidade Passo Fundo (UPF). Professora na Universidade do Vale do Itajaí.

 

Yára Christina Cesário Pereira, Universidade do Vale do Itajaí

Pós-doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí.

Mariana Teixeira Fares Camargo, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Vale do Itajaí.

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Publicado

2021-04-28