O ensino de yoga para pessoas surdas mediado por interpretação em Libras

Autores

  • Tarcisio de Arantes Leite Universidade Federal de Santa Catarina
  • Monica Auga Dias Leite Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e81154

Resumo

Objetivo: apresentar as reflexões emergentes em uma experiência de ensino de yoga para pessoas surdas mediada por interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Método: em 2019, seguindo um modelo de pesquisa-ação, promovemos práticas de yoga com uma professora falante de português apoiada por um intérprete de Libras. Na medida em que desafios eram encontrados, refletíamos sobre eles e experimentávamos alternativas em aulas subsequentes. Resultados: questões que exigiram adequações foram: a criação de sinais para posturas; o posicionamento da professora para favorecer sua visibilidade; demandas sobre a atenção visual dos alunos; estratégias para a interação direta entre a professora e os alunos; a sincronização das posturas; e a prática de mantras orais. Conclusão: embora a interpretação em Libras tenha se mostrado crucial para o desenvolvimento das aulas, nossa experiência revelou que a adaptação do ensino do yoga para pessoas surdas suscita não apenas considerações tradutórias/linguísticas, mas também perceptuais e identitárias.

Biografia do Autor

Tarcisio de Arantes Leite, Universidade Federal de Santa Catarina

Formado na Universidade de São Paulo, com graduação em Letras InglêsPortuguês e mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela mesma universidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Letras-Língua de Sinais Brasileira.

Monica Auga Dias Leite, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora com certificado do Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, Puna – India (RIMYI). Ensina Yoga para adultos (ouvintes e surdos) e crianças. Pratica yoga desde 2004 e segue seus estudos em aulas regulares, cursos de aprofundamento, retiros, workshops e convenções com renomados professores no método. Graduada em Agronomia na Universidade Federal de Santa Catarina, área que atuou por 10 anos como Educadora Ambiental e consultora em Gestão Ambiental.

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Publicado

2022-04-19