O nível motivacional dos estudantes nas aulas de Física no Ensino Médio: uma investigação dos perfis motivacionais no Sertão Paraibano
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e100891Palavras-chave:
Ensino de Física, Psicometria, Ensino Médio, Perfil MotivacionalResumo
Esta pesquisa buscou validação da Escala de Motivação: Atividades Didáticas em Física (EMADF), com foco na motivação dos estudantes de Física no Ensino Médio no Sertão Paraibano. Uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) foi conduzida e foram identificados cinco fatores que representam 67,6% da variabilidade dos dados, sendo estes 1- Desmotivação (α = 0,784), 2- Regulação Extrínseca por Recompensa ou Punição (α = 0,739), 3- Regulação Extrínseca por Recompensa Social (α = 0,729), 4- Regulação Introjetada (α = 0,704) e 5- Regulação Identificada/Intrínseca (α = 0,907). As cargas fatoriais pontuaram acima de 0.450 e os índices de consistência interna indicaram valores aceitáveis de confiabilidade, embora sugiram melhorias para futuras investigações. As correlações de Pearson confirmaram a estrutura do continuum motivacional da Teoria da Autodeterminação. Uma análise de clusters identificou três perfis motivacionais: Pouca quantidade (n = 87; 34%), Muita quantidade (n = 84; 32%) e Boa qualidade (n = 88; 34%). Foi registrado nesta pesquisa alguns dados sociodemográficos no Sertão Paraibano para os grupos de Série do Ensino Médio, Sexo, Cidade e Zona de habitação. A EMADF mostrou-se confiável para avaliar a motivação dos estudantes de Física e a análise de clusters aqui adotada traz importantes contribuições para os contextos escolares.
Referências
ASPAROUHOV, T.; MUTHÉN, B. Simple second order chi-square correction. Mplus technical appendix, p. 1-8, 2010. Available at: https://www.statmodel.com/download/ WLSMV_new_chi21.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.
BONADIMAN, H.; NONENMACHER, S. E. B. O gostar e o aprender no ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 194-223, 2007.
BYMAN, R.; LAVONEN, J.; JUUTI, K.; MEISALO, V. Motivational orientations in physics learning: a self-determination theory approach, Journal of Baltic Science Education, v. 11, n. 4, p. 379-392, 2012.
BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. A promoção da autonomia como estratégia motivacional na escola: uma análise teórica e empírica. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2010. Cap. 2, p. 43-70.
CLEMENT, L. Autodeteterminação e Ensino por Investigação: Construindo Elementos Para Promoção da Autonomia em Aulas de Física. 2013. 334 p. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
CLEMENT, L.; CUSTÓDIO, J. F.; RUFINI, S. É.; FILHO, J. P. A. Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 45-55, 2014.
DAMÁSIO, B. F. Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 11, n. 2, p. 213-228, 2012.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. The" what" and" why" of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological inquiry, v. 11, n. 4, p. 227-268, 2000.
DECI, E. L.; VALLERAND, R. J.; PELLETIER, L. G.; RYAN, R. M. Motivation and education: The self-determination perspective. Educational psychologist, v. 26, n. 3-4, p. 325-346, 1991.
DECI, E. L.; VANSTEENKISTE, M. Self-determination theory and basic need satisfaction: Understanding human development in positive psychology. Ricerche di Psicologia, v. 27, n. 1, p. 23-40, 2004.
DURLAK, J. A. How to select, calculate, and interpret effect sizes. Journal of pediatric psychology, v. 34, n. 9, p. 917-928, 2009.
FIELD, A. Discovering statistics using IBM SPSS statistics. Sage, 2013.
HONG, W.; BERNACKI, M. L.; PERERA, H. N. A latent profile analysis of undergraduates achievement motivations and metacognitive behaviors, and their relations to achievement in science. Journal of Educational Psychology, v. 112, n. 7, p. 1409-1430, 2020. https://doi.org/10.1037/edu0000445
HOWARD, J. L.; MORIN, A. J. S.; FOREST, J. Using bifactor exploratory structural equation modeling to test for a continuum structure of motivation. Journal of Management, v. 44, n. 7, p. 2638-2664, 2016.
HOWARD, J. L.; GAGNÉ, M.; BUREAU, J. S. Testing a continuum structure of selfdetermined motivation: A meta-analysis. Psychological Bulletin, v. 143, n. 12, p. 1346-1377, 2017.
HOWARD, J. L.; GAGNÉ, M.; VAN DEN BROECK, A.; GUAY, F.; CHATZISARANTIS, N. L.; NTOUMANIS, N.; PELLETIER, L. G. A review and empirical comparison of motivation scoring methods: An application to self‐determination theory. Motivation and Emotion, v. 44, p. 534-548, 2020.
LEPPER, M. R.; CORPUS, J. H.; IYENGAR, S. S. Intrinsic and extrinsic motivational orientations in the classroom: Age differences and academic correlates. Journal of Educational Psychology, v. 97, p. 184-196. 2005.
LORENZO-SEVA, U.; FERRANDO, P. J. Robust Promin: a method for diagonally weighted factor rotation. LIBERABIT. Revista Peruana de Psicología, v. 25, n. 1, p. 99-106, 2019.
LURIA, E.; SHALOM, M.; LEVY, D. A. Cognitive neuroscience perspectives on motivation and learning: revisiting self‐determination theory. Mind, Brain, and Education, v. 15, n. 1, p. 5-17, 2021.
MARCHIORE, L. W. O. A.; ALENCAR, E. M. L. S. Motivação para aprender em alunos do ensino médio. ETD Educação Temática Digital, v. 10, número especial, p. 105-123, 2009.
MARÔCO, J. Análise Estatística com utilização do SPSS Statistics. 3. ed. Lisboa: Sílabo, 2007.
PAIVA, F. F.; BARBATO, D. M. L.; PAIVA, M. L. M. F.; JOÃO; H. A.; MUNIZ; S. R. Orientações motivacionais de alunos do ensino médio para física: considerações psicométricas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 3, 2018.
PELLETIER, L. G.; ROCCHI, M.; Organismic Integration Theory: A Theory of Regulatory Styles, Internalization, Integration, and Human Functioning in Society. In: RYAN, R. M. The Oxford Handbook of Self-Determination Theory. New York, NY: Oxford University Press, 2023. p. 53-83.
RATELLE, C. F.; GUAY, F.; VALLERAND, R. J.; LAROSE, S.; SENÉCAL, C. Autonomous, controlled, and amotivated types of academic motivation: A person-orientedanalysis. Journal of educational psychology, v. 99, n. 4, p. 734, 2007.
RAYKOV, T. Evaluation of weighted scale reliability and criterion validity: A latent variable modeling approach. Measurement and Evaluation in Counseling and Development, v. 40, n. 1, p. 42-52, 2007.
RUFINI, S. É.; BZUNECK, J. A.; OLIVEIRA, K. L. A qualidade da motivação em estudantes do ensino fundamental. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 22, p. 53-62, 2012.
RYAN, R. M. Motivation and the Organization of Human Behavior: Three Reasons for the Reemergence of a Field. In: RYAN, R. M. (Org.). The Oxford handbook of human motivation. New York: Oxford University Press, 2012. p. 3-9, 2012.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York: Guilford publications, 2017
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivation from a self-determination theory perspective: Definitions, theory, practices, and future directions. Contemporary educational psychology, v. 61, p. 101860, 2020.
RYAN, R. M.; REEVE, J.; KAPLAN, H.; MATOS, L.; CHEON, S. H. Education as Flourishing: Self- Determination Theory in Schools as They Are and as They Might Be. In: RYAN, R. M. The Oxford Handbook of Self-Determination Theory. New York, NY: Oxford University Press, 2023. p. 591-618.
RYAN, R. M.; VANSTEENKISTE, M. Self-Determination Theory: Metatheory, Methods, and Meaning. In: RYAN, R. M. The Oxford Handbook of Self-Determination Theory. New York, NY: Oxford University Press, 2023. p. 3-30.
SCHOLTE, R. H. J.; VAN LESHOUT, C. F. M.; DE WIT, C. A. M.; VAN AKEN, M. A. G. Adolescent personality types and subtypes and their psychosocial development. Merrill-Palmer Quarterly, v. 51, p. 258-286, 2005.
VALLERAND, R. J.; PELLETIER L. G.; BLAIS, M. R.; BRIERE, N. M.; SENECAL, C.; VALLIERES E. F. The Academic Motivation Scale: A measure of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education. Educational and psychological measurement, v. 52, n. 4, p. 1003-1017, 1992.
VAN DEN BERGHE L. V.; SOENENS, B.; AELTERMAN, N.; CARDON, G.; TALLIR, I. B.; HAERENS, L. Within-person profiles of teachers’ motivation to teach: Associations with need satisfaction at work, need-supportive teaching, and burnout. Psychology of Sport and Exercise, v. 15, p. 407-417, 2014.
VANSTEENKISTE, M.; SIERENS, E.; SOENENS, B.; LUYCKX, K.; LENS, W. Motivational profiles from a self-determination perspective: The quality of motivation matters. Journal of educational psychology, v. 101, n. 3, p. 671, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >
