Entre Rios e Saberes: Ensino de Física e Formação Docente a partir de uma Perspectiva Decolonial na Amazônia Paraense
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e106729Palavras-chave:
Ensino de Física, Decolonialidade, Amazônia Paraense, Saberes Locais, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo investiga como a perspectiva decolonial pode ser integrada ao ensino de Física na Amazônia Paraense, com ênfase na formação de professores. A pesquisa adota abordagem qualitativa, fundamentada em análise bibliográfica sistemática e na apreciação de documentos oficiais e programas federais voltados à educação científica na região. Foram examinadas produções acadêmicas, currículos e iniciativas de formação docente, destacando tanto os limites impostos pela predominância de epistemologias eurocêntricas quanto as possibilidades de diálogo com saberes locais e práticas comunitárias amazônicas. Os resultados evidenciam a ausência de estudos que articulem de forma sistemática a decolonialidade ao ensino de Física em contextos ribeirinhos, apontando lacunas e perspectivas para novas investigações empíricas. Conclui-se que a valorização da pluralidade epistêmica e a contextualização da ciência podem fortalecer a formação docente e contribuir para uma educação científica orientada pela justiça cognitiva.
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