Dois pesos e duas medidas: uma proposta para discutir a natureza do sistema de unidades de medida na sala de aula

Lidiany C. de O. Godoi, Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa

Resumo


Sugerimos neste artigo um plano de ensino que, envolvendo um trabalho interdisciplinar, discuta a natureza do Sistema de Unidades de Medida. Por meio de dinâmicas de grupos, leitura e interpretação de textos históricos, poemas e ilustrações e também através de outras fontes, acreditamos ser possível mostrar que o sistema de unidades de medida adotado atualmente (SI) não é um dado natural, mas o resultado de um processo histórico de negociação de significados e, portanto, contingente das relações sociais. A partir da perspectiva dos Estudos Sociais da Ciência (ou Nova História e Sociologia do Conhecimento), apresentamos algumas discussões que envolveram a adoção do Sistema Decimal na França, bem como as dificuldades de sua posterior implementação no Brasil, expressa pela Revolta do Quebra-Quilos. Esperamos que as dinâmicas sugeridas neste trabalho possibilitem aos estudantes reconhecerem a si mesmos como participantes do processo de construção do conhecimento científico através da observação diária das mudanças que conferem novas feições a ele e também da tentativa de tornar mais significativo um tópico do currículo que, muitas vezes, é considerado desinteressante, enfadonho ou simples memorização de grandezas e de suas conversões.


Palavras-chave


Sistema Internacional de Unidades; História da Ciência; Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p523

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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