Influência do momento de inércia no movimento dos corpos rígidos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n3p693Resumo
Com o propósito de realizar um estudo para discutir conceitos de conservação de energia, centro de massa e momento de inércia, idealizamos um experimento de competição entre corpos rígidos usando corpos de formas geométricas arredondadas (anel, cilindros e esferas) e com massas diferentes. Para saber qual o corpo que alcança primeiro a parte inferior de um plano inclinado, deixamos esses corpos rolarem, sem deslizamento, do topo do plano. Encontramos resultados interessantes como, por exemplo, a velocidade do centro de massa não depender nem da massa nem do raio do corpo. Observamos que esse resultado se aplica a qualquer corpo em rotação que tenha o centro de massa no centro geométrico e que role sem escorregamento. Analisamos os resultados experimentais para verificarmos se estavam em concordância com a teoria abordada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >