Examinando exames: análise dos vestibulares que nortearam o livro "Fundamentos da Física"
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n1p33Resumo
Frequentemente, alunos do Ensino Médio apresentam atitudes desfavoráveis frente à Física, encontrando-se desmotivados para o seu aprendizado. Um dos fatores que, talvez, venha contribuindo para isso é a sua excessiva matematização, predominante em livros didáticos baseados em apostilas de cursos pré-vestibulares. Dentre estes livros, tem especial importância a obra "Fundamentos da Física", lançada em 1975, cuja primeira edição, segundo um de seus autores, era voltada para o programa dos vestibulares de engenharia de São Paulo. Vários trabalhos já publicados sugerem uma influência muito grande deste livro no Ensino Médio. Na busca por entender a concepção desta obra, analisam-se exames vestibulares de escolas de engenharia de São Paulo nos anos anteriores a 1975. Os resultados mostram que, até 1968, os exames continham uma significativa quantidade de questões qualitativas, abordavam uma faixa maior de assuntos e, também, apresentavam questões mal formuladas. A partir de 1968, quando o vestibular se tornou classificatório e unificado, os vestibulares de engenharia se concentraram em um núcleo bem definido da disciplina, tornaram-se exclusivamente quantitativos, ficaram mais difíceis e deixaram de apresentar erros de formulação. O livro estudado foi concebido como um manual de preparação para esta prova. Neste sentido, discute-se o problema gerado, ao se transplantar para o Ensino Médio, um manual de treinamento para um exame classificatório quantitativo. A análise também sugere que formular questões qualitativas em exames em larga escala pode ser arriscado, pois estas têm maior tendência a apresentar erros de formulação. Hoje, este é um assunto importante, já que essa parece ser uma proposta do ENEM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >