Compreensões sobre o processo de formação para a docência: concepções de bacharéis e licenciandos sobre a licenciatura em Física

Frederico Augusto Toti, Alice Helena Campos Pierson

Resumo


Analisamos comparativamente as compreensões sobre o processo de formação para a docência para dois perfis de graduandos da licenciatura em Física: dois licenciandos-doutorandos em Física e dois licenciandos-professores que, já atuando desde o segundo ano do curso como professores, optaram exclusivamente pela licenciatura. As informações e análises desenvolvidas, mediante a literatura de formação de professores, permitiram localizar pontos de maior dificuldade enfrentados e/ou reconhecidos por esses dois perfis de licenciandos em seu processo de formação para a docência. Também foi possível reconhecer potencialidades para o enfrentamento das dificuldades identificadas no processo de formação inicial e na constituição de uma identidade profissional, nos dois casos.


Palavras-chave


Formação inicial de professores de Física; Práticas de ensino e estágio supervisionado de Física; Práticas de Ensino

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1074

 


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