Compreensões sobre o processo de formação para a docência: concepções de bacharéis e licenciandos sobre a licenciatura em Física

Autores

  • Frederico Augusto Toti Departamento de FísicaUniversidade Federal de Goiás
  • Alice Helena Campos Pierson Departamento de Metodologia de Ensino Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1074

Resumo

Analisamos comparativamente as compreensões sobre o processo de formação para a docência para dois perfis de graduandos da licenciatura em Física: dois licenciandos-doutorandos em Física e dois licenciandos-professores que, já atuando desde o segundo ano do curso como professores, optaram exclusivamente pela licenciatura. As informações e análises desenvolvidas, mediante a literatura de formação de professores, permitiram localizar pontos de maior dificuldade enfrentados e/ou reconhecidos por esses dois perfis de licenciandos em seu processo de formação para a docência. Também foi possível reconhecer potencialidades para o enfrentamento das dificuldades identificadas no processo de formação inicial e na constituição de uma identidade profissional, nos dois casos.

Biografia do Autor

Frederico Augusto Toti, Departamento de FísicaUniversidade Federal de Goiás

Atuação em Ensino de Ciências, Ensino de Física e formação de professores de Física.

Alice Helena Campos Pierson, Departamento de Metodologia de Ensino Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Metodologia de Ensino (UFSCar); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFSCar).

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

Toti, F. A., & Pierson, A. H. C. (2012). Compreensões sobre o processo de formação para a docência: concepções de bacharéis e licenciandos sobre a licenciatura em Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(3), 1074–1107. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1074

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física