O que os professores pensam sobre o Pion, o Portal SBF de Ensino e Divulgação da Física

Felipe Moron Escanhoela, Nelson Studart

Resumo


O Pion, Portal SBF de Ensino e Divulgação da Física (<http://www.pion.org.br>), disponibiliza diversos objetos de aprendizagem relacionados à física e ao ensino desta ciência, visando o público em geral e particularmente os professores de física. Inserido em um contexto em que há um grande número de recursos publicados em portais na internet, mas ainda com poucos trabalhos que tenham avaliado a efetividade educacional do uso destes portais no ensino de física no Brasil, o Pion foi desenvolvido por três anos sem uma avaliação de sua usabilidade e sua real utilização pelo público, bem como um levantamento do perfil de seus usuários. Este trabalho relata a realização de uma avaliação dessa natureza, que teve como objetivo gerar dados que orientem a implementação de novas funcionalidades, a inserção de conteúdos e outras ações para correção de problemas do portal. Para isso, questões de múltipla escolha, além de uma questão aberta, foram enviadas em formulário on-line, via e-mail, para os usuários cadastrados no sistema do portal. As respostas fechadas foram avaliadas seguindo-se um modelo de escala de Likert e as opiniões expressas na questão aberta foram classificadas segundo categorias criadas a posteriori. A pesquisa levou à conclusão de que o Pion está bem estruturado quanto à sua usabilidade e cumpre o papel de auxiliar o professor em sua busca por informações relevantes à prática docente, embora ainda precise de melhorias em aspectos relacionados à interação com o público e à interatividade de modo geral.

 


Palavras-chave


Portal de educação; Ensino de física; Informática na educação; Professor de física; Objeto de aprendizagem; Usabilidade de portal de internet

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p390

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >