Um jeito de fazer hipermídia para o ensino de Física

Tatiana da Silva

Resumo


Neste trabalho, apresentam-se as bases teóricas e metodológicas do processo de elaboração e de produção de materiais didáticos apoiados em recursos computacionais tais como animações, simulações, jogos e laboratórios virtuais, para uso no ensino de física. O material foi construído com recursos de hipermídia, que une os conceitos de não linearidade, hipertexto e multimídia (animações, simulações, sons) numa só linguagem. O conceito de hipermídia pode ser também associado ao conceito de objeto de aprendizagem o que permite a criação de materiais digitais com diferentes granularidades que vão desde uma atividade até um curso completo. Se o material didático for criado com esta preocupação, ele pode ser utilizado em diferentes ambientes de aprendizagem, sob diferentes plataformas, e fornecem uma base para que a avaliação de seu uso possa ser feita também em diferentes situações didáticas. Os temas abordados fazem parte de conteúdos discutidos no ensino médio e nas disciplinas de física básica do ensino superior. O material encontra-se disponível em página aberta na internet e alguns deles também podem ser acessados a partir do banco de objetos educacionais do MEC.


Palavras-chave


objetos de aprendizagem, hipermídia, ensino de física, educação online

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p864

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >