Um método simples e intuitivo para determinar a excentricidade da órbita da Terra
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p165Resumo
É sabido dos livros de texto que as órbitas dos planetas são elipses. Assim sendo, a Terra não escapa a esse fato. Será possível, com meios muito simples, tanto em equipamento como do ponto de vista matemático, determinar a excentricidade da órbita do nosso planeta em torno do Sol? É esse o objetivo deste artigo: Poder satisfazer a curiosidade de alguns leitores, que queiram fazer as medições necessárias e comparar os seus próprios resultados com os que se veem nos livros; e, ainda, servir de base a um programa de trabalho em uma escola secundária, para alunos de um grupo escolar ou clube científico de Astronomia. O fato de se poder fazer de dia, em duas ocasiões do ano escolar, é uma circunstância favorável adicional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >