Implicações da perspectiva de Wertsch para a interpretação da teoria de Vygotsky no ensino de Física

Alexsandro Pereira de Pereira, Paulo Lima Junior

Resumo


No presente trabalho, apresentamos uma introdução às ideias de Vygotsky a partir da perspectiva do psicólogo norte-americano James V. Wertsch. São destacados três temas centrais na obra de Vygotsky: (1) mediação; (2) interação social; e (3) desenvolvimento. Este trabalho é motivado por alguns equívocos de interpretação tipicamente encontrados na literatura, tais como: interação social como negociação de significados; professor como mediador do conhecimento; livro didático como parceiro mais capaz; desenvolvimento como construção de novas estruturas cognitivas. Implicações dessa perspectiva para o ensino e a pesquisa em ensino de Física são discutidas.


Palavras-chave


Vygotsky; Ensino de Física

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p518

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >