Implicações da perspectiva de Wertsch para a interpretação da teoria de Vygotsky no ensino de Física

Autores

  • Alexsandro Pereira de Pereira Instituto de Física, UFRGS
  • Paulo Lima Junior Instituto de Física, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p518

Resumo

No presente trabalho, apresentamos uma introdução às ideias de Vygotsky a partir da perspectiva do psicólogo norte-americano James V. Wertsch. São destacados três temas centrais na obra de Vygotsky: (1) mediação; (2) interação social; e (3) desenvolvimento. Este trabalho é motivado por alguns equívocos de interpretação tipicamente encontrados na literatura, tais como: interação social como negociação de significados; professor como mediador do conhecimento; livro didático como parceiro mais capaz; desenvolvimento como construção de novas estruturas cognitivas. Implicações dessa perspectiva para o ensino e a pesquisa em ensino de Física são discutidas.

Biografia do Autor

Alexsandro Pereira de Pereira, Instituto de Física, UFRGS

Paulo Lima Junior, Instituto de Física, UFRGS

Downloads

Publicado

2014-05-12

Como Citar

Pereira, A. P. de, & Lima Junior, P. (2014). Implicações da perspectiva de Wertsch para a interpretação da teoria de Vygotsky no ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(3), 518–535. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p518

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física